OFICINA PORTUGUES

449 palavras 2 páginas
O compositor cria uma relação de intertextualidade com qual provérbio popular?

Escolher uma resposta. a. Antes tarde do que nunca. b. Quem espera sempre alcança. CORRETO c. Azar no jogo, sorte no amor. d. As aparências enganam.

De acordo com o que você estudou sobre intertextualidade na oficina, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. o leitor é obrigado a adivinhar o texto referenciado, sem nenhuma pista. b. ela acontece apenas entre dois textos escritos. c. ela se configura como uma espécie de diálogo entre obras. d. ela é um recurso utilizado apenas para fazer deboche de uma obra.

Notas: 1
Observe a frase abaixo:

O pai do João está muito ______ no hospital, todos estão bastante preocupados.

Assinale a alternativa abaixo que não só indique corretamente que palavra usar no espaço em branco, como também a justificativa mais adequada:

Escolher uma resposta. a. “mau”, pois está indicando que o pai de João é um homem ruim, perverso. b. “mal”, pois está indicando tempo, tem mais ou menos o mesmo sentido de “assim que”. c. “mau”, pois está indicando a falta de competência do pai de João para exercer uma função. d. “mal”, pois está indicando o estado de saúde ruim do pai de João, uma enfermidade.

Imagine as seguintes falas, ambas ditas pelo mesmo advogado:

Tava na cara que o exame de DNA tinha sido falsificado!

Selecione abaixo a alternativa que contenha o(s) contexto(s) mais adequado(s) para essas falas:

Escolher uma resposta. a. Ambas as falas foram ditas pelo advogado em um tribunal de júri. b. O advogado estava em um bar com um amigo quando disse a 1ª fala e em um tribunal de júri quando disse a 2ª fala. c. O advogado estava em um tribunal de júri quando disse a 1ª fala e em um bar com um amigo ao dizer a 2ª fala. d. Ambas as falas foram ditas pelo advogado em uma conversa no bar com um amigo.

magine que uma pessoa, ao informar a outra sobre o falecimento

Relacionados

  • Coordenação nervosa
    4113 palavras | 17 páginas
  • Apostila de comunicação e linguagem
    22921 palavras | 92 páginas
  • fonética
    73879 palavras | 296 páginas
  • Fichamento
    201443 palavras | 806 páginas