Oficina de portiguês i

1319 palavras 6 páginas
Notas: 1
(ESAN) Das frases abaixo, apenas uma está correta, quanto à crase. Assinale-a:
Escolher uma resposta. a. Devemos aliar a teoria à prática b. Ele parecia entregue à tristes cogitações c. Daqui à duas semanas ele estará de volta d. Puseram-se à discutir em voz alta e. Dia à dia, a empresa foi crescendo
Alternativa A
A alternativa “A” é a correta, pois o verbo aliar é transitivo direto e indireto; sendo “à prática” objeto indireto. A contração se dá, pois, prática pede artigo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(PUC – MG) Segundo a norma culta, é correto mudar a posição do pronome oblíquo átono em:
Escolher uma resposta. a. Nestes como em outros pontos, assemelham-se aos ingleses. Nestes como em outros pontos, se assemelham aos ingleses. b. Sabe que daí lhe estão vindo novas forças de progresso. Sabe que daí estão vindo-lhe novas forças de progresso. c. Isto é coisa que hoje o envergonharia. Isto é coisa que hoje envergonharia-o. d. É com prudência que se servem das inovações da técnica. É com prudência que servem-se das inovações da técnica. e. Formas anacrônicas de viver e de pensar não se colidem. Formas anacrônicas de viver e de pensar não colidem-se.
Alternativa E
A próclise é usada quando, antes do verbo, houver uma palavra que tenha força atrativa sobre o pronome oblíquo. Partículas negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém são forças atrativas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(CEETSP) Determine o único emprego errado do pronome pessoal:
Escolher uma resposta. a. Sobre ele e eu pesam sérias acusações. b. Ajudemo-la que ela não se sente bem. c. Põe-nos aqui, foi daqui que tiraste os livros. d. Tua a feres, mas não o fazes impunemente. e. Com nós todos já ocorreu isso.
Alternativa A.
Após a preposição usa-se pronome pessoal oblíquo, ou seja, sobre mim e ele.

Relacionados