Oficina de Digitaliza o de Documentos Hist ricos

1603 palavras 7 páginas
Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia - RUMA.
Oficina de Digitalização de Documentos Históricos.
1. Pixel
A palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.
Esses pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo “resolução” para atribuir quantos pixels em altura e largura uma foto tem.
Nas câmeras digitais, por exemplo, é comum vermos a concorrência gerada pelo fabricante que desenvolve, com um bom preço, a câmera com a maior taxa de Megapixels entre a concorrência. Um dispositivo com 1 Megapixel de resolução é capaz de ampliar imagens com cerca de um milhão de pixels em tamanho.
Uma câmera de 1,3 Megapixels, por exemplo, é capaz de gerar 1.300.000 pixels dentro de uma única imagem, o que, em termos de resolução, equivale à uma foto com
1280 pixels de largura por 1024 de altura, somando um total de 1.310.720 pontos.
2. Padrões de Imagem
2.1. TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de arquivo raster para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo .tif ou .tiff tenha mais de uma página dentro de um único arquivo. 2.2. JPEG (ou JPG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas.
O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Lage
    71896 palavras | 288 páginas
  • Arqueologia, Etnologia e Etno-história em Iberoamérica
    106996 palavras | 428 páginas