Oficina de de matemática

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
APRESENTAÇÃO

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

Desenvolverei uma Oficina Interdisciplinar de Matemática no 7°ano A, do Ensino Fundamental II a qual tenho como professor regente Antonio Carlos Sena onde está estagiando na escola Municipal Emmanuel Brasil Ramos. Utilizarei a Resolução de Problemas como Tendência da Educação Matemática, porque, na prática educativa da matemática é umametodologia que deve merecer atenção por parte de todos os professores. É a partir deles que se pode envolver o aluno em situações da vida real, motivando-o para o desenvolvimento do modo de pensar matemático.
A motivação natural está no estudo de problemas reais e em grande parte físicos. Praticamente todos os grandes ramos da matemática surgiram em resposta a tais problemas e certamente no nívelelementar essa motivação é genuína. Talvez pareça estranho que a grande significação da matemática resida fora da matemática, mas deve se contar com esse fato. Para a maioria das pessoas, inclusive os grandes matemáticos, a riqueza e os valores que se ligam à matemática derivam de seu uso no estudar o mundo real. A matemática é um meio que conduz a um fim. Empregam-se conceitos e raciocínios paraatingir resultados no tocante a coisas reais'. (KLINE, 1976, p.182)
Quando se propõe aplicar a resolução de problemas no ensino da matemática, refere-se a problemas não rotineiros e algorítmicos, onde o aluno muitas vezes pergunta "a conta é de mais ou de menos?" Problemas rotineiros não avaliam, por si só, atitudes, procedimentos e a forma como os alunos administram seus conhecimentos.
“Oprofessor DANTE, de Rio Claro, classifica-os como problemas padrões” e explica:
Eles são resolvidos pela aplicação direta de um ou mais algoritmos anteriormente aprendidos. Não exigem estratégias para a sua solução. São os problemas tradicionais que aparecem nos finais dos capítulos dos livros didáticos. A solução do problema já está contida no próprio enunciado. A tarefa básica é transformar alinguagem usual para uma linguagem matemática adequada, identificando quais operações ou algoritmos são apropriados para resolver o problema. Esses problemas têm como objetivo recordar e fixar os fatos básicos através dos algoritmos das quatro operações fundamentais e reforçar as relações entre estas operações e suas aplicações nas situações do dia-a-dia. [)e um modo geral, eles não suscitam acuriosidade do aluno e nem o desafiam'. (DANTE, 1988, p.85) É interessante que estes estejam vinculados a fatos e acontecimentos do dia-a-dia do aluno. Neste sentido jornais e revistas podem ser utilizados como fontes de materiais para desenvolver este tipo de trabalho.
Os problemas reais podem surgir de um simples anúncio de venda de um imóvel que contenha a planta do apartamento e sua localização. Apartir dele pode-se trabalhar com escala, área, orientação espacial, perímetro, custo de materiais, confecção de maquetes, sólidos geométricos, custo e tudo o que a criatividade e a motivação permitirem.
Também pesquisas de opinião são fontes valiosas para este tipo de trabalho, permitindo a discussão de como uma pesquisa é realizada, como se realiza a coleta de dados, a tabulação, a análise e ainterpretação dos dados estatísticos, porcentagem, tabelas, gráficos, e o porquê de se fazer pesquisa estatística. Quando se utiliza esse tipo de material, que é de baixo custo, os alunos podem participar ativamente colaborando com material que tenha despertado a sua atenção e curiosidade.
É possível, também, questionar eventuais erros de impressão, de informação, causas e consequências destes. Otrabalho com artigos de jornal ou revista serve, entre outras coisas, para relacionar o conteúdo matemático com suas aplicações e implicações, contribuindo assim para que os conteúdos explorados adquiram significado'. (SMOLE e CENTURIÓN, 1992, p.6 e 7). Outro tipo de estratégia também utilizado na resolução de problemas é que os próprios alunos elaborem situações-problema inseridas no seu contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oficina de matematica
  • oficina de matematica
  • Oficina de matematica
  • Oficina de matemática
  • Oficinas de Matemática
  • MATEMATICA OFICINA
  • Oficina de matemática
  • OFICINA DE MATEMATICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!