OFICIAL Teste de Cooper em corredores de meio fundo deficientes visuais

Páginas: 35 (8571 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
FACULDADE EUCLIDES DA CUNHA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
EVANDRO OSSAIN DE ALMEIDA














TESTE DE VO2 MÁX. EM CORREDORES DE MEIO FUNDO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
























São José do Rio Pardo – SP
2013
EVANDRO OSSAIN DE ALMEIDA







TESTE DE VO2 MÁX. EM CORREDORES DE MEIO FUNDO COM DEFICIÊNCIA VISUALTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física, da Faculdade Euclides da Cunha como exigência para obtenção do título de Bacharelado em Educação Física.


Orientador Prof. Rogério José Alves Gomes








São José do Rio Pardo
2013







































DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramentea Deus, pela oportunidade cedida e a toda minha família pelo apoio em minhas decisões.




AGRADECIMENTOS


Agradeço primeiramente a Deus por toda força e glória alcançada nesse período, por dar discernimento em momentos decisivos. Ao meu pai, por ser meu exemplo, me ensinar os principais valores, por ter me transformado em um grande homem e por todas asdificuldades superadas em toda vida. A minha mãe por me incentivar e não desistir em nenhum momento e de me impulsionar a grandes escolhas, passando por todos os obstáculos.
Aos amigos Alessandro Malaquias, Douglas Penteado, Cleston Vicente, José Mauro Zanetti, Alexandre Cardoso e Filipe Lopes pelo apoio, incentivo e por todas as experiências passadas no decorrer desses anos.
Aos amigos,especialmente Carlos Henrique Prevital, Filipe Camacho, Paulo França, Rodrigo Breganholi, Jhonny Colpani, Lívia Siqueira e Amanda Barbosa pelo apoio e incentivo.
A minha amiga e irmã Bárbara, por estar comigo nos piores e melhores momentos dessa jornada.
Ao meu orientador por toda ajuda e ensinamento passado.
A todos os professores, especialmente Ricardo Avelino, Francisco Paulino, GustavoCelestino Martins, Henrique Miguel, Ary Menardi e Eliana Dipe por conseguir fazer despertar o interesse do saber.
A toda equipe PCD de atletismo de São José do Rio Pardo e ao treinador Sérgio Braz na aprendizagem e lição de vida passada durante esses dois anos.
Ao meu grande irmão e amigo Valdir Lima por todo o incentivo para uma busca a um futuro melhor.
E novamente agradeço ao Pai por tudo que tem feitopor mim, por me tornar forte em momentos de fraqueza e por toda a graça proporcionada em minha vida.

Meu muito obrigado









































“A oportunidade, ela não bate em sua porta. É preciso se dedicar e se esforçar porque ela chega no seu colo.”
(Adenor Leonardo Bachi)

RESUMO

Falar sobre deficiência é preciso muita paciência na busca de relatos históricos, pois poucofoi estudado a respeito do assunto. Porém, mesmo em épocas onde os deficientes eram rejeitados e eliminados, os deficientes conseguiram continuar existindo. A visão é um dos principais sentidos na captação de estímulos, sendo essencial na busca de informações para o comportamento do individuo. O deficiente é caracterizado pela perca parcial ou total da visão. Uma pessoa com deficiência visualpossui incapacidade de enxergar com nitidez, mas nem por isso é impossibilitada de realizar atividades diárias. O indivíduo que enxerga normalmente passa grande fase da vida correndo, enquanto a pessoa deficiente visual possui menor nível de estímulos nessa fase. Respeitando a individualidade de cada um, o deficiente visual pode praticar a corrida, feito às devidas adaptações para cada tipo dedeficiência. Assim, corrida irá proporcionar diversos benefícios ao deficiente, entre eles, viemos através deste trabalho estudar os benefícios na parte cardiorrespiratória, através do teste de VO2 máximo. Foi realizado o teste de 12 minutos de Cooper durante os períodos de outubro de 2012 a novembro de 2013 e o resultado foi uma melhora significante no decorrer do período de treinamento entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste de cooper
  • Teste De Cooper
  • Teste de Cooper
  • TESTE DE COOPER
  • Teste de Cooper
  • teste de cooper
  • Deficientes visuais
  • DEFICIENTE VISUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!