Ofídios

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
"HABITAT" E HÁBITOS DAS SERPENTES
As serpentes podem ser aquáticas ou terrestres, existindo ainda espécies anfíbias (vivem tanto na terra como na água). Entre as terrestres há aquelas que vivem sobre árvores, as que habitam sobre a superfície do solo e finalmente as de vida subterrânea.
Das que vivem sobre o solo, ganham destaque as do grupos crotálico (Cascavéis), botrópico (Jararacas) elaquético. Devendo-se assinalar também que as do grupo botrópico podem ser eventualmente encontradas em árvores. As do grupo elapídico (Corais) são, por sua vez, animais que preferem a vida subterrânea. Os ofídios peçonhentos são mais encontrados nos campos ou em áreas cultivadas do que no interior de florestas.
De modo geral, pode-se dizer que as serpentes do grupo crotálico (Cascavéis) preferemlocais mais secos e pedregosos, enquanto as do grupo botrópico (Jararaca, Urutu) ocorrem com maior frequência em áreas úmidas, como banhados, beiras de rios e lagoas. As Sucuris e Jibóias vivem em matas que margeiam rios e lagos ou zonas de alagados. Do ponto de vista de hábitos, as espécies peçonhentas são aparentemente mais tranquilas e vagarosas, preferindo buscar seus alimentos durante a noite. Asnão venenosas são, ao contrário, mais ativas e rápidas, exercendo suas atividades quase sempre durante o dia.
AGRESSIVIDADE, BOTE E PICADA
As serpentes peçonhentas, em geral, não são agressivas, picando apenas quando molestadas, numa atitude mais de defesa do que de ataque. Algumas, no entanto, mostram-se mais violentas, capazes até mesmo de perseguir o homem, como o Surucucu. A Cascavel, è porsua vez, um animal pouco agressivo, que inclusive anuncia sua presença com o ruído típico de seu chocalho. A Coral verdadeira também é relativamente dócil, procurando fugir quando perseguida ou molestada . Em termos de alcance, considera-se que o bote é proporcional comprimento da serpente. Alcança em média, um terço desse comprimento, mas pode atingir quatro quintos, como ocorre com o Surucucu.Não se deve esquecer ainda que, as serpentes podem picar sem dar botes, como acontece quando estão nadando. A picada teoricamente, deveria ser representada por dois orifícios paralelos no local atingido. A prática mostra, porém, que esse ferimento pode se apresentar com outros aspectos, como um simples arranhão ou como um ponto hemorrágico isolado. Convém, assinalar, inclusive, que as serpentes dogrupo das Cascavéis, Jararacas, Urutus, Surucucus, etc.; não mordem, mas apenas batem com a boca aberta, introduzindo suas presas como se fossem duas agulhas de injeção (Picada). As do Grupo das Corais verdadeiras são obrigadas a morder para inocular seu veneno.
IDENTIFICAÇÃO DAS SERPENTES PEÇONHENTAS
Na identificação das serpentes peçonhentas (venenosas) o elemento fundamental é a presença da"fosseta loreal" (ou lacrimal). Essa fosseta é representada por um orifício de cada lado da cabeça, situado entre os olhos e a narina de todas as serpentes peçonhentas do Brasil, com exceção das Corais.
Fosseta loreal presente "sempre" indica serpentes peçonhentas.
Quando também apresenta chocalho (ou guizo) na ponta da cauda indica grupo crotálico (Cascavel).
Quando a ponta da cauda apresentaescamas eriçadas indica grupo laquético (Surucucu).
Quando a ponta da cauda é normal, ou seja, sem particularidades especiais, indica grupo botrópico (Jaracaca, Urutu, etc.).
Fosseta loreal ausente pode ter significados diferentes:
Sem anéis no corpo e sem ventre com "ocelos" vermelhos indica serpente não peçonhenta.
Com anéis no corpo ou "ocelos" vermelhos no ventre apresenta outras duasopções:
Sem presas anteriores indica serpentes não venenosa. Com presas anteriores indica grupo elapídico (Coral verdadeira).
Notas: - "Ocelos" são olhinhos ou pontos arredondados vermelhos que são encontrados no ventre de algumas Corais verdadeiras que não têm anéis no corpo.
A diferença entre Coral verdadeira e falsa é muito difícil, sendo geralmente feita pela presença das presas anteriores na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ofidios
  • ENFERMAGEM DO TRABALHO MEDIANTE ACIDENTES COM OFIDIOS E ARACNIDEOS
  • Conduta do profissional de enfermagem no tratamento de pacientes acometidos pelos principais tipos de acidentes por ofídios no...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!