oeqw

3697 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

ENERGIA EÓLICA

São João del Rei/MG
Abril de 2014
ALLAN ROQUE
ANDERSON SEBASTIÃO
FELIPE ROMANO
GUILHERME DAVID
JOÃO HENRIQUE
MATEUS MENEZES
SHELDON SAMPAIO

São João del-Rei/MG
Abril de 2014
IntrODUÇÃO
Principalmente após o racionamento de energia elétrica em 2001, vários setores da sociedade brasileira notaram a necessidade do uso racional e diversificação das fontes de energia elétrica. Uma alternativa promissora é o sistema eólico, devido principalmente às favoráveis características socioambientais. Por meio de aerogeradores conseguimos gerar energia elétrica a partir de energia eólica.
A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.

DESENVOLVIMENTO

História da energia eólica

Já há quatro milênios as pessoas usavam a energia eólica na forma de barcos à vela no Egito. As velas capturavam a energia no vento para empurrar um barco ao longo da água. Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiram entre 2 mil a.C., na antiga Babilônia, e 200 a.C. na antiga Pérsia, dependendo de para quem se pergunta. Estes primeiros dispositivos consistiam em uma ou mais vigas de madeira montadas verticalmente, e em cuja base havia uma pedra de rebolo fixada ao eixo rotativo que girava com o vento. O conceito de se usar a energia do vento para

Relacionados

  • Relatorio Quimica organica II
    8626 palavras | 35 páginas