OEngenheiro 20150309002234

1909 palavras 8 páginas
O Engenheiro
Edenilson Brandl

ENGENHEIRO E SOCIEDADE





Vários aspectos devem ser lembrados no início de um curso de engenharia.
O primeiro deles diz respeito à formação profissional. Ninguém vai ser reconhecido como engenheiro se não dominar minimamente os tópicos de sua área de trabalho.
Mas só isso é pouco. Ainda como estudantes, é importante termos ao menos uma noção do papel que desempenharemos futuramente, não apenas no campo estritamente técnico, mas também como cidadãos.

ENGENHEIRO E
SOCIEDADE
 Desde

o início de um curso de graduação devemos considerar que possivelmente só seremos engenheiros ativos, contribuindo de forma substancial para a resolução de problemas, dentro de sete ou dez anos.
 Este tempo é o resultado da soma de cinco anos de graduação e dois a cinco anos de experiência profissional. O preparo para essa contribuição começa com uma boa formação escolar.

ENGENHEIRO E
SOCIEDADE




As sociedades mudam, muitas técnicas tornamse obsoletas, novas áreas profissionais são criadas, mas uma boa formação tecnológica é algo duradouro em nossas vidas.
Se todos os engenheiros fossem excessivamente cautelosos, usando apenas materiais, processos e sistemas já consagrados, a engenharia permaneceria estagnada, e todos continuariam a fazer apenas o que outros já fizeram.

COMO AJUDAR A SOCIEDADE?
 Podemos

considerar, que empregando novas técnicas e aplicando novas teorias, ousando um pouco, teremos oportunidade de contribuir de forma mais significativa para o desenvolvimento da profissão e, muito provavelmente, para o avanço da própria sociedade. UM ALERTA IMPORTANTE






Não devemos nos deixar levar por modismos na hora de tomar decisões quanto à nossa formação. Desde o nosso ingresso na universidade até a atuação profissional, o mercado de trabalho poderá estar radicalmente modificado.
Uma área que esteja em destaque num ano poderá estar em declínio alguns anos depois, ou poderá não ter se desenvolvido tanto quanto profetizavam seus

Relacionados