odontologia farcacológica

802 palavras 4 páginas
1. O que são drogas antibióticas?
São substâncias, desenvolvidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos (produzidos em laboratórios farmacêuticos). A finalidade do antibiótico é combater microorganismos (monocelulares ou pluricelulares), causadores de infecções no organismo.

2. Para que servem os ATBs?
Servem para erradicar as bactérias do local de infecção, sendo as bactérias micróbios causadores de infecção.

3. Como podem ser classificados os ATBs?
Os antibióticos podem ser classificados em bactericidas e bacteriostáticos, dependendo se o fármaco causa diretamente a morte das bactérias ou se apenas inibe sua replicação, respectivamente.

4. O que é CIM e qual sua importância?
A sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos é representada pela concentração inibitória mínima (CIM ou MIC) de cada microrganismo para cada antimicrobiano, que corresponde à menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o desenvolvimento visível do microrganismo.

5. Aumentar a dose e/ou o tempo de ATBterapia ajuda na prevenção bacteriana?

6. Quais são os principais ATBs de uso odontológico?
Penicilinas;
Amoxicilina e Ampicilina
Clindamicina;
Eritromicina;
Metronidazol;
Tetraciclina.

7. Quais os principais efeitos colaterais dos ATBs?
Os efeitos colaterais do uso de antibióticos não se restringem apenas àqueles diretos sobre a estrutura do hospedeiro, mas também sobre a microbiota anfibiôntica de cada indivíduo.
O antibiótico mais comum ter uma reação alérgica a penicilina é, no entanto, pode acontecer com qualquer antibiótico.
Outros efeitos colaterais comuns de antibióticos incluem diarréia, vômitos, dores de estômago, desconforto gastrointestinal e outros. Mesmo em uma pessoa saudável, existem muitas boas bactérias no seu intestino que ajudam a regular o seu metabolismo e processamento de bom. Quando você toma um antibiótico, muitas dessas bactérias normais são mortos, o que pode perturbar o equilíbrio em seu intestino,

Relacionados