odontologia etica e legislacao

Páginas: 11 (2741 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014

Ética em saúde
Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valordos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos pelas consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação. Tem a capacidade de avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pelasituação, as consequencias para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins (empegar meios imorais para fins morais é impossível ), a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo . A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. Para que se exerça tal poder sobre o sujeito moral, a vontade deve ser livre, isto é, não pode estar submetida á vontade de um outro nempode estar submetida aos instintivos e as paixões, mas, ao contrário, deve ter poder sobre eles e elas. O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é as virtudes.


Ética e moral

Ética é um dos mecanismos de regulaçãodas relações sociais do homem que visa garantir a coesão social e harmonizar interesses individuais e coletivos.
Não há um conceito único sobre o que seja ‘’ética’’, aceito por todos os que se dedicam ao estudo do tema. Existem vários entendimentos obre seu significado. Quando observada por sua origem semântica se equivale a moral. O termo ‘’moral ‘’ derivado latim mos ou mores, significando‘’costumes’’ ‘’costumes de vida’’. Refere-se ás regras de conduta humana no cotidiano. O termo ética se equivale etimologicamente a ‘’moral’’, pois provém o grego ethos, que também significa ‘’caráter’’, ‘’modo de ser’’, ‘’costumes’’, conduta de vida.
Atualmente distingue-se ética de moral, considerando –se que a moral seja um conjunto de princípios, valores e normas que regulam a conduta humana emsuas relações sociais, existentes em determinado momento histórico. Moral fala principalmente do coletivo, e na sociedade contemporânea, coexistem, em um mesmo contexto social, diferentes morais, fundadas em valores e princípios diferenciados.
Assim sendo cada pessoa é responsável por definir sua ética.



Ética e normas jurídicas

A regulação doconvívio social, além da ética, faz-se através das normas jurídicas –leis e regulamentos que, apesar de também tratarem de matéria ética, possuem diferenças marcantes com as normas ético- morais. Estas possuem um campo de atuação muito mais amplo, adentrando em todas a esferas de relacionamento humano, o que não ocorre com as normas jurídicas.
Enquanto o comportamento ético requer adesão intimado indivíduo, convicção pessoal, necessitando que o indivíduos harmonizem de forma livre e consciente, seus interesses com os da coletividade, o Direito exige convicção pessoal ás suas normas, pois elas são obrigatórias, impostas e comportam coerção estatal.
Em uma determinada sociedade podemos encontrar uma pluralidade de visões e correntes éticas morais caminhando ao lado da unicidade dasnormas jurídicas. Pode ser dito que nem sempre o que é legal, inscrito em norma jurídica, deve ser fundido com o que é ético, afirmativa que será aceita com certa facilidade se lembrarmos do arcabouço jurídico do período autoritário que atravessamos há poucos ano atrás.
A diferença entre a decisão ética e as diretrizes e limites dados pelas normas jurídicas pode ser aferida na análise da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética na odontologia
  • Etica odontologia
  • Odontologia legal e legislação odontológica
  • Ética e Legislação
  • Etica e legislação
  • Etica e legislação
  • Etica e legislação
  • Legislação e ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!