odontoblastoma

462 palavras 2 páginas
ODONTOAMELOBLASTOMA

O Odontoameloblastoma é considerado um tumor odontogênico muito raro que contém um componente ameloblastomatoso e elementos que se assemelham ao odontoma. Tempos atrás era conhecido como odontoma ameloblástico e, também, facilmente confundido com uma lesão que hoje é chamada de fibro-odontoma ameloblástico. Até hoje, foram relatados menos de 20 casos com documentação suficiente para confirmar o diagnóstico de odontoameloblastoma.
Devido à raridade desse tumor, há pouca informação, de fontes confiáveis, disponível até o momento. No entanto, pelo o pouco que foi estudado à respeito do mesmo, pode-se afirmar que a lesão parece ocorrer com mais incidência em pacientes jovens, e pode afetar tanto a maxila quanto a mandíbula. Podem ser observadas a presença de dor, atraso na erupção dentária e a expansão do osso afetado.
Radiograficamente, o tumor exibe um processo destrutivo radiolúcido geralmente uniloculado, apresentando em seu interior ilhas radiopacas. Essas estruturas podem apresentar a radiodensidade das estruturas dentárias e podem lembrar dentes em miniatura, ou ocorrer na forma de grandes aumentos de volume de material calcificado similar ao odontoma complexo. La radiografía del odontoameloblastoma de la figura 14.93 muestra una imagen osteolítica de bordes pocos limitados del cuerpo de la mandíbula con una zona fuertemente calcificada de límites irregulares que recuerda un odontoma complejo.

CARCINOMA INTRA-ÓSSEO PRIMÁRIO

O carcinoma intra-ósseo é uma lesão maligna de células escamosas evoluindo do interior dos maxilares, sem conexão inicial com a mucosa bucal, e presume-se que sua formação é dada a partir de células do epitélio odontogênico. À primeira vista, essas lesões podem ser diagnosticadas como cistos odontogênicos residuais, devido à falta inicial de lesões intra-orais e início tardio de metástases, mas são tumores altamente malignos e altamente agressivos.
O carcinoma intra-ósseo é

Relacionados