Odonotologia para pacientes com necessidades especias

1489 palavras 6 páginas
Odontologia para pacientes com necessidades especiais

Componentes:


Introdução

Uma pessoa com necessidades especiais, de forma geral, sofre com o descaso da sociedade, que se mostra, muitas vezes, despreparada, preconceituosa e inapta para atender às necessidades deste indivíduo. Entretanto, por vezes é nesta mesma sociedade que surgem ideias transformadoras visando à aceitação destes indivíduos no grupo a que pertencem, com o consequente resgate da dignidade e, dentro do possível, da autonomia.

A deficiência pode ser conceituada como uma limitação funcional causada por distúrbios físicos, mentais ou sensoriais que além de afetar a vida das pessoas, pode resultar co-morbidade e morte. Em decorrência dessas condições os pacientes apresentam maior suscetibilidade a distúrbios odontológicos passiveis de provocar alterações sistêmicas e consequentemente comprometer ainda mais sua qualidade de vida.

Classificação pacientes com necessidades especiais


Deficiência mental



Deficiência física Anomalias congênitas (deformações, síndromes)



Distúrbios comportamentais (autismo)



Transtornos psiquiátricos



Distúrbios sensoriais e de comunicação



Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc)



Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)



Condições sistêmicas (irradiados, transplantados , oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)

A partir de então, o cirurgião-dentista especialista passa a ser também um reabilitador deste paciente com necessidade especial e deverá mudar paradigmas para melhorar a qualidade de vida destes, por meio de tratamentos preconizados pela odontologia convencional e de estudos multidisciplinares desenvolvidos com outras especialidades. É uma especialidade, portanto , que permite ao cirurgião-dentista especialista adquirir

Relacionados