Odisseu um herói épico. texto

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS









Um Herói Chamado Odisseu










São Paulo
2012
Um herói chamado Odisseu

A história de umherói é construída através dos desafios que enfrenta e cada vez que os vence, prova a todos sua astúcia, que por sua vez, lhe agrega experiência e fama. Com o herói de uma epopéia não acontece diferente,geralmente sua história se inicia por meio de um acontecimento grandioso somado a um interesse claramente social, com o qual se destaca por representar toda a coletividade através de seus feitosheróicos. É um personagem belo e viril dotado de características como: coragem, astúcia, força e inteligência que vão além da capacidade de um ser humano normal, garantindo-lhe superação perante seusinimigos.
.Odisseu foi um rei guerreiro, que governou Ítaca ao lado de sua esposa Penélope e com ela teve um filho chamado Telêmaco. Partiu para lutar ao lado de seus companheiros em Tróia com o intuito deresgatar Helena, esposa de Menelau. Após a derrota dos troianos, Odisseu iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca, no qual passou por muitas aventuras antes do seu tão desejado regresso.Até que consegue voltar e junto com Telêmaco mata todos os pretendentes que assediaram Penélope, entrando novamente no seio familiar.
A astúcia e inteligência de Odisseu aparecem diversas vezes naepopéia, como no trecho seguinte, em que ele bolou um plano para deixar seus companheiros imunes ao canto das sereias: “Talhei a bronze um grande círculo de cera e o fragmentei. Com mãos robustas o premi.Depois de macerá-la ao sol refulgurante, senhor Hiperionide, a cera aquece. Amolgo-a bem nas orelhas de meus companheiros, um a um.” (Canto XII, p. 367).
Sua coragem também é testada por diversasvezes como se pode observar neste trecho do Canto das Sereias: “Devo ouvir sozinho o tom de sua voz. Prendei-me com calabres firmes, rente à carlinga, em nó inextrincável. Se eu implorar, se eu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textos épicos e textos épico-líricos
  • Figurações do herói épico
  • O herói épico Virgiliano
  • textos epicos
  • Textos Épicos
  • Resumo do texto ''o teatro épico''
  • Fichamento por citação do texto: O gênero épico
  • Odisseu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!