Odisséia

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
ÉPICO : quando temos uma narrativa de fundo histérico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. o narrador mantém um distanciamento em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: os fatos narrados situam-se no passado). Temos um Poeta-observador voltado, portanto, para o mundo exterior, tomando a narrativaobjetiva. A objetividade e característica marcante do gênero épico. A épica já foi definida como a poesia da "terceira pessoa do tempo passado".


Essa divisão tradicional em três gêneros literários originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, quando a poesia era a forma predominante de literatura. Por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrandodo épico o gênero narrativo (ou, como querem alguns, a ficção), para enquadrar as narrativas em prosa.

Poderíamos reconhecer ainda o gênero didático, despido de ficção e no identificado com a arte literária; segundo Wolfgang Kayser, "'o didático costuma ser delimitado como gênero especial, que fica fora da verdadeira literatura".


Homero também fala de velhas lendas, evitando descrever seupróprio tempo. Na Ilíada, não há cavalaria ou toque de clarim. Dessa forma, a distância é guardada ainda mais visivelmente com a afirmação repetida de que na época em que se deu a guerra, os homens eram ainda mais fortes, minorando repetidamente a própria existência frente à grande existência passada. Ao mostrar os outros homens como menores ou franzinos, Homero mostra enaltece o porte de Heitor eAquiles, os quais, contudo, também são fracos se comparados com outros de tempos anteriores. Assim, o centro de gravidade da existência descansa nas profundezas do passado e não se perde a oportunidade de sondar tais profundezas

Como métrica, o hexâmetro é mantido do início ao fim da Ilíada e da Odisséia, indício de que a simetria é uma das principais características do estilo épico. Homeroassume uma postura firma e imutável frente e a perspectiva de seus versos situa-se na rítmica. Dessa forma, pode-se afirmar que Homero encara a vida sob um ponto de vista seguro, não participando ele próprio dos acontecimentos. Como exemplos do que foi dito anteriormente, podem-se citar os seguintes trechos da Ilíada: a) quando Zeus atrela os cavalos, dirige-se a Ida e de lá olha em direção àfortaleza de Tróia para decidir a sorte da guerra; b) a visão dos muros para baixo, quando Príamo ouve Helena dizer os nomes dos heróis gregos; c) quando Agamenon leva o exército à luta, considera Diomedes ocioso e o descompõe asperamente. Homero não participa da emoção do rei, mas empresta sua capacidade de observação para que Agamenon, negligenciando a premência da situação, comece a contar umahistória sobre a valentia de Tideu.
Porém, a atitude de Tideu frente a Tebas era bem sabida por seu filho Diomedes. Assim, uma rápida menção sobre o valente pai acalmaria de forma mais efetiva a impaciência de Agamenon. No entanto, Homero tem toda a liberdade de interromper a narração e seguir um novo rumo. Assim, Andrômaca é deixada em sua angústia para somente depois ser retomada por Homero através danarração do destino de seus sete irmãos, fato que a deixou ainda mais comovida. Apesar de se mostrar menos constante em algumas partes da Ilíada, esse distanciamento é constante ao longo de toda obra, deixando-se nitidamente notar como narrador da história, numa busca de ser reconhecido e admirado exclusivamente como narrador, ou seja, aquele que vê e mostra as coisas, objetos mutáveis,permanecendo, por outro lado, imutável. Tal distanciamento deve-se também ao fato de ser passado. O autor épico não se afunda no passado, recordando-o como o lírico, mas o rememoriza. Assim, o longínquo é trazido como um mundo diferente, maravilhoso e maior.
Homero também fala de velhas lendas, evitando descrever seu próprio tempo. Na Ilíada, não há cavalaria ou toque de clarim. Dessa forma, a distância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • odisseia
  • a odisseia
  • A odisseia
  • Odisséia
  • Odisseia
  • A Odisséia
  • A odisseia
  • odisseia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!