Ocupação territorial e expansão demográfica desde o brasil colonia até o brasil de hoje: impactos ambientais e consequências.

Páginas: 11 (2568 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Iniciada com a expedição de Martim Afonso de Souza em 1530, que fundou a primeira vila na colônia – São Vicente, em 1532 –, a ocupação das terras brasileiras é lenta e dispersa. Até meados do século XVII permanece limitada à estreita faixa litorânea, onde se concentram a exploração do pau-brasil e a produção açucareira, mas daí por diante se estende para o interior, estimulada pelapecuária, pela mineração e pela atividade missionária. A base econômica da colonização é a produção extrativista, agrícola ou mineral, sustentada no trabalho escravo e voltada essencialmente para o comércio com a própria metrópole. A estrutura político-administrativa da colônia é constituída pelas capitanias hereditárias e pelo governo-geral, estando o governo local de vilas e cidades a cargo dascâmaras municipais. O culto religioso, a educação e o controle moral da população, além da catequese indígena, cabem à Igreja Católica e às suas ordens religiosas.

BRASIL
OCUPAÇÃO TERRITORIAL E EXPANSÃO DEMOGRÁFICA
Durante o primeiro século da colonização, apenas um trecho do litoral brasileiro era ocupado e efetivamente povoado, mesmo assim, de forma intermitente. Isso se explica pelaconcentração, nessa área da colônia, das únicas atividades lucrativas para a metrópole: a produção de açúcar e a extração do pau-brasil.
No século XVII, teve início a expansão territorial, interiorizando a colonização lusa, em que se destacaram três figuras humanas: o bandeirante, organizando as ex¬pedições de apresamento indígena e de prospecção mine-ral; o vaqueiro, ocupando as áreas de pastagensnordes¬tinas e criando o gado, e, finalmente, o missionário, prin¬cipalmente o jesuíta, envolvido na catequese e na funda¬ção das missões.
O restante do litoral brasileiro e o Sul da colônia fo¬ram marcados pela expansão oficial, onde a ação das for¬ças militares portuguesas afastou a ameaça estrangeira.

A conquista das regiões setentrionais
No final do século XVI, toda a faixa litorânea acimade Pernambuco permanecia intocada. Franceses, ingleses e holandeses freqüentavam a região, procurando sempre estabelecer alianças com os indígenas, criando as con¬dições para futuros projetos de colonização. Nesse passo, a intervenção militar portuguesa acabou por assegurar os domínios dessas áreas, a partir de uma série de conquistas, conforme o quadro que se segue:
● Paraíba: Na região da atualParaíba, ainda despo¬voada, os franceses estabeleceram boas relações com os índios do litoral, com os quais traficavam. Em 1584, a ação portuguesa para conquistar a re¬gião começou com Frutuoso Barbosa, que, depois das primeiras derrotas, recebeu o apoio de uma esquadra espanhola, comandada por Diogo Valdez. A fundação do forte de São Felipe e São Tiago e da cidade de Filipéia de Nossa Senhora dasNeves, hoje João Pessoa, garantiu a incorporação dessa região à colônia.
● Rio Grande do Norte: Um dos últimos redutos dos franceses, a conquista do Rio Grande do Norte foi encetada a partir de Pernambuco com a participação de Manuel de Mascarenhas Homem, Alexandre de Moura e Jerônimo de Albuquerque. Acossados pelos portugueses e vitimados pela varíola, os fran¬ceses foram expulsos em 1597.Neste mesmo ano foi fundado o forte dos Reis Magos (atual Natal) que se tornou o núcleo de ocupação da região.
● Ceará: Em 1603, Pero Coelho de Souza tentou inutilmente desalojar os franceses do litoral cea¬rense, apoiados pelos indígenas. O aprisionamento de tabajaras e potiguaras como escravos, na volta do conquistador, provocou o aumento das hostili¬dades indígenas contra os portugueses. Aconquista do Ceará somente se realizaria em 1611, com a expedição comandada por Martim Soares Moreno.
● Grão-Pará: A ocupação de um extenso território, junto à foz do rio Amazonas, teve início com os ataques de Francisco Caldeira de Castelo Branco contra franceses, ingleses e holandeses, presentes na região. Na ocasião, deu-se a fundação do forte do Presépio, em 1616, origem da atual cidade de Belém....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL NO BRASIL
  • Ocupação Territorial do Brasil
  • Expansao Territorial do Brasil
  • Expansão territorial no Brasil Colonial
  • O OURO E A EXPANSÃO TERRITORIAL NO BRASIL
  • Expansão territorial Brasil
  • Expansão territorial do brasil
  • Expansao Territorial no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!