Ocico pdca

1066 palavras 5 páginas
Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA é a abreviatura de quatro palavras, que também são derivadas da língua inglesa, esta ferramenta consiste em preceitos básicos de estrutura de gerenciamento contínuo com simples aplicação foiidealizado por Shewhart, difundido por Edward Deming e aperfeiçoado pelos estudos de J. Juran e K. Ishikawa,de acordo com Pacheco (2009) "O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart, Ciclo da Qualidade ou Ciclo deDeming, é uma metodologia que tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognósticode problemas organizacionais" o qual compreende:
· P = PLAN – Planejar
· D = DO – Fazer
· C = CHECK – Checar
· A = ACT – Agir
Sua aplicação consiste em elaborar planejamento a cerca de atividades correlatas e seu diagrama clássico é localizado em diversas bibliografias da seguinte forma:
De acordo com Juran (1998) e Mello (2006) (apud BONDUELLE, 2009, p.2) o ciclo PDCA é realizado na seguinte sequência:
· Planejar – são estabelecidos os objetivos e processos a serem controlados para alcançar os resultados pretendidos, com a finalidade de atender os requisitos do cliente e as políticas dopróprio sistema de gestão.
· Fazer – implica a implementação dos processos.
· Verificar – é a fase em que os processos e seus resultados são registrados e avaliados quantoao atendimento às políticas, objetivos e requisitos estabelecidos para o produto ou serviço.
· Atuar corretivamente – inclui a seleção e tomada de ações corretivas para evitar a repetiçãode situações indesejáveis ou não-conformes com os requisitos estabelecidos.
Conforme Bonduelle (2009) "O ciclo PDCA não é utilizado apenas para diagnosticar não-conformidades, mas também paraevitar que elas aconteçam. Isso implica a tomada de ações preventivas, que atuam antes que o problemaocorra".Em resumo este método busca nortear e estabelecer uma organização para o; planejar, executar, verificar e agir criando por meio destes fatores um ciclo de ações norteadas a elaboração de uma gestão

Relacionados