Ocem epcnem no ensino de português

1604 palavras 7 páginas
OCEM e PCNEM no ensino de Português

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta questões discutidas no relatório de Estágio Supervisionado III no período de Agosto á Outubro de 2009 e do Estágio Supervisionado IV no período de Março á Maio de 2010 da E. E. E. F. M. João Silveira Guimarães. Os relatos aqui apresentados são referentes às turmas do 1º ano D, do turno da tarde e tem a finalidade de descrever observações da organização escolar, do cotidiano da escola, como se dá o ensino da língua materna por parte dos professores e as praticas de aulas da estagiaria proporcionada através das observações e intervenções, apresentando sugestões de vários autores, descrevendo fatos da realidade escolar, analisando-as e intervindo de forma a buscar definições, informações e conceitos básicos do conhecimento prático pedagógico e de certa forma esclarecendo as dificuldades que a escola enfrenta com intuito de melhorar o sistema educacional da instituição observada.
A proposta do trabalho tem como objetivo discutir à realidade escolar, examinando-a criticamente e sempre envolvendo a prática educativa em uma supervisão que objetiva esclarecer e auxiliar as dúvida quanto ao fracasso e sucesso da instituição, esperando de alguma forma colaborar para uma análise adequada que ajude de certa forma a entender o sistema educacional da escola.
Espera-se assim contribuir para a reflexão da pratica de ensino na Educação, visto que nessa Área o questionamento é o primeiro passo na direção da melhoria da qualidade do ensino, o que afeta todos nós e o país.

1 ENSINO DE GRAMÁTICA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO OS OCEM E OS PCNEM

De acordo com o OCEM (2006), o ensino de língua portuguesa considerado pela LDBN/96, deve envolver reflexões sobre as práticas de ensino e de aprendizagem. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio apresentam que os professores devem possibilitar aos estudantes um conhecimento que torne o

Relacionados