Ocapote

5762 palavras 24 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 RESUMO DA OBRA 5
3 O AUTOR 7
4 ANÁLISE DO CONTO O CAPOTE 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é fruto de uma análise interdisciplinar do conto O Capote, de Nikolai Vassílievitch Gogol. Tal análise foi desenvolvida à luz de disciplinas que compõem o primeiro bimestre do curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP), quais sejam: Interpretação e Produção de Texto, Filosofia do Direito, Psicologia do Direito, Homem e Sociedade e Instituições Judiciárias e Éticas. Como aporte teórico, utilizaram-se os principais autores das referidas disciplinas: Todorov, Souza e Fernandez, Moisés, Laraia, Aranha e Pires, Gaarden, Ribeiro e Freud, bem como legislações. O trabalho foi dividido nas seguintes seções: Resumo, momento em que o conto O Capote é resumido, visando apresentar a obra; O Autor, seção em que se fazem algumas considerações sobre o autor do conto; Análise do conto O Capote, momento destinado à análise da obra em questão; e, por fim, as Considerações Finais, onde são apresentadas considerações acerca da análise feita.

2 RESUMO DA OBRA

O conto o Capote narra a história de um homem de 50 anos que desde o nascimento fora desprezado até na escolha de seu nome, Acaqui Acaquievich. Funcionário de uma repartição pública era humilhado e hostilizado por seus colegas de trabalho. Simplório, solitário, sem ambição, era indiferente aos prazeres da vida. Aliás, seu único prazer e propósito de vida era o próprio trabalho.
A história se passa na então capital do Antigo Império Russo, a cidade de São Petersburgo. Um lugar de frio tão severo que a utilização de bons agasalhos era questão de sobrevivência. Nesse contexto nosso protagonista possuía um capote bastante surrado e a contragosto teve de adquirir um novo. Mesmo conseguindo um ótimo preço, aproveitando-se da fraqueza causada pelo álcool ao

Relacionados