OBTENÇÃO E ISOLAMENTO DO HIDRÓXIDO DE COBRE22

785 palavras 4 páginas
OBTENÇÃO E ISOLAMENTO DO HIDRÓXIDO DE COBRE (II)

Leandro Santos dos Santos LQU 13.3
Resumo
O presente relatório refere-se à aula prática em laboratório de química geral experimental, cujo objetivo é o reconhecimento das reações que resultam na formação de um composto pouco solúvel ou insolúvel que são chamadas de reações de precipitação, nesse caso o produto o produto pode ser separado por filtração. As reações de precipitação ocorrem quando certos pares de íons de cargas opostas se atraem e formam um sólido iônico insolúvel como na reação entre o Sulfato de Cobre pentahidratado (CuSO4 . 5H2O) e o Hidróxido de sódio (NaOH) que forma um produto insolúvel (hidróxido de Cobre (II)). Isso pode ocorrer quando a substância for insolúvel, o precipitado é formado na solução devido à reação química ou quando a solução for muito saturada.
PALAVRAS-CHAVES: PRECIPITAÇÃO, REAÇÃO, FILTRAÇÃO.

INTRODUÇÃO
A precipitação é a formação de um sólido durante uma reação química, que ocorre na solução quando o meio foi muito saturado ou pela formação de um novo componente na solução que não seja solúvel no meio aquoso onde se encontra. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Em alguns casos, o sólido formado se deposita no fundo da solução ou ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente.
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo identificar a ocorrência ou não de reação química, bem como identificar e classificar tipo de precipitação.
Preparar soluções para formação de reação de precipitado.
Observar a reação com formação de precipitado.
PARTE EXPERIMENTAL
1. Materiais e Reagentes
3 Becker de vidro de 25 mL; 1 Elermayer de vidro de 250 mL; 1 Funil analítico de vidro; 2 Pipetas graduadas de 10 mL; 1 Bastão de vidro; 1 Balão volumétrico de vidro de 25 mL; 1 Pera; 1 Pisseta com água destilada; Papel de filtro; Balança; 1 Espátula de metal; 10 mL de Sulfato de Cobre (II) penta hidratado; 10 mL de Hidróxido de sódio.
2. PROCEDIMENTO
Utilizando uma balança de

Relacionados