OBTENÇÃO DO VERMELHO DE MONOLITE, TINGIMENTO DE TECIDO E OBTENÇÃO DO MAGNESON II

1179 palavras 5 páginas
Atividade 10: OBTENÇÃO DO VERMELHO DE MONOLITE, TINGIMENTO DE TECIDO E OBTENÇÃO DO MAGNESON II
Curso de Farmácia

Belo horizonte, 20 de Maio de 2014.

Introdução: Corantes são todas substâncias que ao serem aplicadas em outras substâncias alteram sua cor. Podem ser tinturas, pigmentos, tinta ou compostos químicos. São materiais normalmente aplicados em solução e se fixam de alguma maneira a um substrato, que pode ser um tecido, papel, cabelo, couro ou outros materiais. A obtenção dos corantes, que são de grande interesse industrial, pode ser feita a partir de compostos orgânicos simples, como o benzeno. A partir desse composto são feitas várias reações, que também irão envolver técnicas de purificação como: destilação simples, destilação por arraste a vapor, filtração, a fim de se obter o produto desejado no maior nível de pureza e com o maior rendimento possível. Os corantes devem ser estáveis à luz e aos processos de lavagem e também devem apresentar fixação uniforme com as fibras em todo o substrato. Corantes azóicos possuem uma ligação azo (diazenodiliila, -N=N-) conjugada a dois anéis aromátios, gerando um sistema estendido de elétrons deslocalizados. De um modo geral, a síntese de corantes azóicos inicia-se com a diazotização de uma amina aromática que em seguida éacoplada a uma outra amina ou a um fenol.
Para se formar o corante diretamente sobre o tecido, este deve ser, inicialmente, tratado com uma solução da molécula de acoplamento e posteriormente ser mergulhado na solução do sal de diazônio. A reação de acoplamento ocorrerá diretamente no tecido. Este é o procedimento usado durante o experimento com o Vermelho de Monolite.

Objetivo: obtenção do sal de p-nitro-benzenodiazônio para reação com 2-naftol, o que resulta no vermelho de monolite e reação com 1-naftol, o que resulta no Magneson II.

Materiais e Métodos:
Materiais: 2 béqueres de 50mL, 3 provetas (duas de 20mL e uma de 100mL), suporte universal, tela de amianto, tripé, bastão

Relacionados

  • Obtenção do vermelho de monolite a partir da anilina
    3402 palavras | 14 páginas
  • Corantes artificiais
    768 palavras | 4 páginas