OBTENÇÃO DE EXTRATOS FITOTERÁPICOS DA GUAÇATONGA (CASEARIA SYLVESTRIS SW.): Estudos Farmacológicos e Agronômicos.

2764 palavras 12 páginas
OBTENÇÃO DE EXTRATOS FITOTERÁPICOS DA GUAÇATONGA (CASEARIA SYLVESTRIS SW.): Estudos Farmacológicos e Agronômicos.

Autor:ALBACH, Paulo Cesar (UEPG);
Co-autores: ROSAS, Fabiano A.(UEPG); Bittencourt Vanessa Z. (UEPG); ROSAS, Ricardo K. S. (UEPG);
Orientador: KULCHETSCKI, Profº Dr. Ph.D Luiz, (UEPG)
Co-orientador: NAVARRO, Profª Drª Dionezine de F., (UEPG)

Palavras-chave: Casearia; Fitoterapia; Extrativismo; Sustentável.

INTRODUÇÃO
O Brasil está incluído no grupo dos países com altos níveis de diversidade biológica ou megadiversidade, decorrência do diferentes biomas e ecossistemas que caracterizam o país (SILVA, 2002). A biodiversidade das florestas tropicais e subtropicais constitui-se num dos maiores estoques de genes no planeta, armazenados em milhares de espécies de plantas, animais e microorganismos que nela vivem e interagem, dentro dos sistemas altamente complexos (MAZZA et al, 2002). Nesses sistemas altamente complexos de biodiversidade, podem estar presentes genes de resistência a doenças, adaptações a ambientes adversos, produção de substâncias com propriedades medicinais, genes de interesse na agricultura, no setor florestal e farmacologia, importantes para o melhoramento dos produtos já existentes e para a síntese de novas moléculas, com benefícios genéticos e econômicos incalculáveis (MAZZA et al, 2002).
O uso dos recursos vegetais está presente na cultura popular que é transmitida de geração a geração no decorrer da existência humana. Este conhecimento é encontrado, principalmente, junto às populações tradicionais. No Brasil, os povos indígenas, antes mesmo do descobrimento, utilizavam espécies medicinais na cura de variadas doenças (Kulchetscki et al., 2006).
A exploração de florestas nativas tem sido alternativa da composição de renda, seguindo, com poucas exceções, modos de extração desprovidos de qualquer estratégia de manejo que contemple tanto a necessidade de uso quanto da continuidade de populações viáveis. Nesse contexto,

Relacionados

  • Fitoterapia
    7736 palavras | 31 páginas