OBTENÇÃO DE DIAGRAMAS DE ESFORÇO NORMAL, CORTANTE E MOMENTO FLETOR EM VIGAS APS

4962 palavras 20 páginas
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

ALEXANDRE DA SILVA GONÇALVES
02290002868

Goiânia
2015

OBTENÇÃO DE DIAGRAMAS DE ESFORÇO NORMAL, CORTANTE E MOMENTO FLETOR EM VIGAS

ALEXANDRE DA SILVA GONÇALVES
02290002868

Goiânia,
Maio de 2015

1. Introdução
A Resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo.
Esforço Normal é um dos esforços estruturais, estudados pela engenharia estrutural, que podem ocorrer (esforço cortante, momento fletor, flector, e momento torçor de torção são os outros) em uma peça. Ele é definido para uma dada peça pelo somatório de todos os esforços vindos de um mesmo lado da seção, incluindo suas projeções, que passam pela normal à seção em estudo.
O esforço cortante representa o efeito de força cisalhante em uma seção transversal de uma barra. O momento fletor representa o efeito de flexão (ou dobramento) em uma seção transversal de uma barra.

Denomina-se viga a estrutura formada por uma barra, submetida a carregamentos contidos no plano da estrutura. Apoio articulado fixo – Não permite deslocamento em nenhuma direção, permitindo entretanto um momento da viga em relação ao apoio. Os diagramas são uma parte muito importante da Resistencia dos materiais, com eles possamos compreender como uma estrutura funciona, por isso iremos iniciar uma demonstração de como obter esses diagramas.

2. Esforços axiais e tensões normais Já foi visto que esforços normais (axiais) em barras estão associados ao desenvolvimento de tensões normais. O termo normal é utilizado pois tanto os esforço axial quanta a tensão a ele associada são perpendiculares (normais) à seção

Relacionados