Obtençao do aluminio

Páginas: 10 (2272 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo aumentar o nosso conhecimento a respeito da obtenção do alumínio metálico, um dos metais mais importantes presentes em nossa vida. Além disso, tem o objetivo de explicar os processos realizados para obtê-lo, já que não é encontrado puro na natureza, e assim, introduzir-nos nesse vasto mundo de trabalho que a geologia nos oferece.

A obtenção doalumínio




SITE ABAL 14.09.12
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em2004, o Brasil produziu 21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais têm como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte S.A. - MRN.
A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável paraque a produção de alumínio seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução,
MINERAÇÃO


O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente. O processo da mineração da bauxita, que origina oalumínio, pode ser exemplificado da seguinte maneira:
1- Remoção planejada da vegetação do solo orgânico e reflorestamento da área de extração.
2- Retiradas das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas).
3- Beneficiamento.

No planalto de Poços de Caldas-MG, a bauxita disponível e a facilidade com que pode ser extraída do solo são os diferenciais mais atrativos das reservas.Usualmente, as reservas de bauxita podem apresentar minério a uma profundidade de até 30 metros do solo, ou até mesmo estarem disponíveis em minas subterrâneas (> 30m). O diferencial das minas de Poços de Caldas-MG é que o minério pode ser encontrado a partir de 30 centímetros do solo. Nesse caso, só é necessária a retirada do top soil - camada fértil e rica em nutrientes que posteriormente será usadana recuperação da área para se iniciar a retirada de minério. O material coletado é então enviado à refinaria, onde iniciará sua transformação.

Todas as áreas mineradas, após a extração da bauxita, são reflorestadas e reabilitadas, como pode ser visto abaixo:
Área de mineração

Fonte: site ABAL
Frente de mineração mesma área reflorestadafonte: site alcoa.com





REFINARIA

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita extraída em alumina calcinada. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar à alumina calcinada.
De acordo com o site: alcoa.com, o químico austríaco Karl Josef Bayer foi o autor do processo que se tornou fundamental para aprodução de alumina. O sistema Bayer permite, por meio do refino da bauxita, que se obtenha o hidróxido de alumínio e/ou alumina.
Processo Bayer
Após a matéria prima extraída as principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação e calcinação.
As operações de alumina têm um fluxograma de certacomplexidade, que pode ser resumido em um circuito básico simples, conforme figura abaixo.


Fonte: site ABAL

Moagem
O objetivo é preparar o minério para iniciar suas transformações, até ser obtido na forma de hidróxido ou alumina.
Inicialmente, o minério é destinado a um processo de homogeneização, chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obtenção do alumínio
  • Obtenção do aluminio
  • Obtenção aluminio
  • Obtenção do Aluminio
  • obtenção do aluminio
  • PROCESSO DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
  • Alumínio: ocorrência, obtenção industrial
  • Obtenção do Aluminio Metalico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!