Obtenção e verificação das propriedades do gás amonia

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
Obtenção e verificação das propriedades do gás amônia (NH3)

Objetivo

Obter o Gás Amônia (NH3) e verificar suas propriedades químicas e físicas.

Introdução

  O Amoníaco, gás amoníaco ou amônia é um composto químico cuja molécula é constituida por um átomo de Nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogénio ( H ) de formula molecular NH3 , cuja formula estrutural é:

[pic]

A moléculanão é plana, apresenta geometria piramidal.

O Amoníaco foi reconhecido como refrigerante em 1860 quando o francês Ferdinand Carre criou um sistema de refrigeração do tipo “absorção”, onde se utilizava o amoníaco como refrigerante e a água como agente de absorção. Aproximadamente uma década depois, o americano David Byle desenvolveu um compressor que se podia usar com amoníaco.

Ambas estastécnicas se vieram a desenvolver posteriormente, sendo que a estrutura básica do compressor elaborada em 1870 ainda se utiliza e está directamente relacionada com a refrigeração actual do amoníaco.

É de salientar que o amoníaco foi substituído pelos cloro-fluorcarbonetos (CFCs) nos anos trinta do século XX, pois o seu destino era outro. Servia para o combate, nomeadamente na fabricação de armas eexplosivos. Mais recentemente voltou a ganhar “o papel principal” nos processos de arrefecimento, pois os CFCs causam um enorme dano à camada de ozono.

Como fluido usado na refrigeração, o amoníaco apresenta numerosas características e vantagens, sendo as mais importantes as seguintes:

Possui boas propriedades termodinâmicas, de transferência, de calor e de massa, em particular dentro dascondições definidas pelos serviços e o rendimento das máquinas utilizando amoníaco é dos melhores;
É quimicamente neutro para os elementos dos circuitos frigoríficos, com excepção do cobre;
O amoníaco não se mistura com o óleo lubrificante;
Não é sensível na presença de ar húmido ou de água;
É facilmente detectável em caso de fuga por ser muito leve e, desta forma, é muito difícil ter uma falha decircuito
O amoníaco é fabricado para muitos mais usos além da refrigeração, o que permite a manutenção do seu preço baixo e acessível. Em qualquer caso, o preço do amoníaco é muito inferior ao custo total da maioria dos outros refrigerantes e para além disso, quantidades inferiores permitem o mesmo efeito.

Estas características fazem com que o amoníaco entre num mercado muito competitivo emtermos de empresas, fábricas e máquinas de refrigeração.

O amoníaco é facilmente biodegradável. As plantas o absorvem com muita facilidade, sendo um nutriente muito importante como fornecedor de nitrogênio para a produção de compostos orgânicos azotados. Em concentrações muito altas, por exemplo, na água de consumo, pode causar danos graves, já que o amoníaco interfere no transporte do oxigêniopela hemoglobina, entre outros efeitos nefastos. Os organismos necessitam, nesse caso, de manter uma baixa concentração de amoníaco que, caso contrário torna-se particularmente tóxico.

Aplicações:

Muito usado em ciclos de compressão ( refrigeração ) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água.

Aamônia e seus derivados uréia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza. Outro produto importante derivado da amônia é o ácido nítrico.

O amoníaco utiliza-se como refrigerante há mais de 120 anos e, por isso, as suas propriedades e aplicações são bastante conhecidas. No entanto, é devido a certos inconvenientes queesta substância apresenta, no que respeita à segurança, quanto ao uso do amoníaco, limita-se exclusivamente a grandes fábricas e indústrias que necessitam do uso deste composto.

Parte Experimental

 
Materiais e reagentes:
 
- Almofariz e pistilo
- Kitassato
- Bico de bunsen
- Tela de amianto
- Tripé
- Tubo de vidro
- Rolha
- Garra
- Erlenmeyer
- Béquer
- Mangueira de látex
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obtenção e Propriedades do Gás Carbônico (CO2)
  • Gás Amônia
  • Obtenção de amônia
  • obtenção da amonia
  • Propriedades da amonia
  • Obtenção e propriedades do gás hidrogênio e do sal sulfato de ferro (II)
  • Obtenção da Amonia em Escala Laboratorial
  • Obtenção da amônia e do ácido sulfúruco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!