OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 1 de março de 2014
1 INTRODUÇÃO

Muitas vezes na química precisamos de substâncias que não são encontradas na natureza, mas que podem ser obtidas através de uma reação química, em que duas ou mais substâncias (reagentes) dão origem a novas substâncias (produto), no entanto para que esses produtos sejam puros é necessário satisfazer algumas condições.

Essa condições são que a mistura dos reagentes esteja nasproporções exatas (proporção estequiometrica) ou que seja eliminado, após a reação, o(s) subproduto(s) e/ou o excesso de reagente(s), e se a reação for realizada em meio aquoso, como na maioria das vezes, é necessário eliminar a água, além disso se o resultado da reação for uma mistura é preciso fraciona-la, separando as diferentes substâncias.

2 OBJETIVO

Obter substâncias a partir de outraspor meio de reações químicas, balancear uma equação química e produzir um agente coagulante (hidróxido férrico) e, a partir dele, um pigmento inorgânico (óxido férrico).

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

a) Pesou-se 1, 352 g de FeCl3·6H2O em um béquer de 100 mL e dissolveu-se em 50 mL de água;

b) Pesou-se 0,421 g de CaO (CaSO4) em outro béquer ou um recipiente adequado e adicionou-se àsolução preparada anteriormente e agitou-se vigorosamente, com o auxílio de um bastão de vidro, por cerca de 2 minutos;

c) Aguardou-se cerca de 5 minutos até que o precipitado se sedimentou e retirou-se o sobrenadante, colocando-o em outro béquer, sem que o sólido no fundo fosse arrastado. Utilizou-se também uma pipeta de Pasteur;

d) Adicionou-se 20 mL de água destilada para lavar o precipitado,adotando o mesmo procedimento descrito no item (c);

e) Suspendeu-se o precipitado em 10 mL de água destilada e filtrar, e coletou-se a solução;

f) Lavou-se o precipitado com 10 mL de água destilada, e coletou-se a água de lavagem em outro frasco;

g) Secou-se o precipitado em estufa a 200 ºC por 30 minutos o mesmo foi pesado (aguardar resfriar);

i) Tomou-se alíquotas de 1 mL de cadasobrenadante separadamente em tubos de ensaio e colocou-se uma gota de solução de tiocianato de potássio 0,1 mol/L para identificar o cátion Fe3+.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir da reação global do cloreto de ferro hidratado com óxido de cálcio,

FeCl3 6H2O + CaO → Fe(OH)3+ CaCl2

foi formado hidróxido de ferro e cloreto de cálcio como produtos da reação. O óxido de cálcio é umóxido básico, isto é, ao entrar em contato com a água, ele reage com a mesma e produz hidróxido de cálcio, que é miscível em água. O cloreto de Ferro reagiu com a base hidróxido de cálcio formada após a dissolução de óxido de cálcio em água. A reação entre o hidróxido de calcio e o cloreto de ferro formou os produtos hidróxido de ferro (III) e cloreto de cálcio. Porém, como as medições não foramexatamente precisas, não foi possível alcançar as proporções para uma completa reação, tendo assim íons Fe3+ ainda na solução.

Como o hidróxido de ferro não é solúvel em água nas condições de temperatura do laboratório, observou-se a formação de um precipitado. O sobrenadante foi recolhido após a decantação. A amostra de sobrenadante foi lavada e, novamente, o sobrenadante foi colhido. O processo foirepetido mais duas vezes.

A cada amostra de sobrenadante colhida, foi tomada uma alíquota de de 1mL. A estas alíquotas foi adicionada uma gota de tiocianato, que reage com íons ferro. A primeira dessas alíquotas ficou vermelha. A segunda, alaranjada. A terceira e a quarta ficaram transparentes. Isso se explica pela concentração de íons ferro em cada alíquota. A primeira possuia altaconcentração de íons ferro, e tal concentração caiu a medida que se lavava o precipitado. Logo, a indicação pelo tiocianato foi mais evidente nas primeiras duas amostras do que nas duas últimas.

O béquer que continha o precipitado que foi lavado ao decorrer da esperiência foi preenchido com água e agitado. A mistura foi filtrada e o papel-filtro foi retirado e posto em uma estufa para secar. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obtenção e Purificação de Substâncias
  • Obtenção e purificação de substâncias
  • OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
  • Obtenção e Purificação de substâncias
  • OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
  • obtençao e purificaçao de substancias
  • purificação de substancia
  • Metodos de purificação de um substância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!