Obtenção do óleo essencial de hortelã-verde (Mentha spicata) a partir da destilação por arraste de vapor.

Páginas: 12 (2762 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 EXTRAÇÃO DE ÓLEOS A PARTIR DE COMPOSTOS BIOLÓGICOS.
Existe uma grande diversidade de métodos para extração de substâncias orgânicas a partir de um material natural. Quando se conhece a composição desse material, fica mais fácil encontrar técnicas para se obter uma otimização do produto.
Independente da técnica escolhida, sempre as etapas para uma extração envolvem a escolhado composto, a secagem deste material, a trituração, a extração e a purificação do produto.
Geralmente para extração de essências e óleos voláteis se utiliza a destilação por arraste de vapor d’ água, para os óleos e gorduras não voláteis a extração mais recomendada é a extração continua por meio de um solvente orgânico em extrator Soxhlet.
As essências ou óleos essenciais são substânciasodoríferas, voláteis a temperatura ambiente. Eles são normalmente encontrados em bolsas secretoras presentes nas partes vitais dos vegetais (raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes). Os óleos são substâncias complexas cuja composição apresenta inúmeras funções orgânicas. Pode-se agrupá-los em duas classes: Os derivados dos terpenoides (formados via mevalônico acetato) e compostos de anéisaromáticos (formados via ácido chiquimico-fenil propanoide). A Figura 1 a seguir mostra algumas substâncias presentes nos óleos essenciais.

Figura 1 - Substâncias químicas encontradas em essências.
Os óleos essenciais são facilmente solúveis em álcool, clorofórmio, diclorometano, éter e outros solventes orgânicos, sendo assim insolúvel em água. Portanto é possível extrair os óleos diretamente com umsolvente orgânico de baixo ponto de ebulição, como é o caso do pentano, ou pela técnica de destilação com arraste de vapor d’água ou utilizando o dióxido de carbono (CO2) em estado super-crítico.






1.1.1. EXTRAÇÃO COM ARRASTE DE VAPOR.
A extração com arraste de vapor é uma variante da destilação azeotrópica, cuja característica permite a separação de substancias voláteis imiscíveis, semnecessidade de altas temperaturas. Quando dois ou mais líquidos imiscíveis são aquecidos seus vapores apresentam comportamento de gases ideais, obedecendo a lei de Raoult (a pressão parcial de cada componente em uma solução ideal é dependente da pressão de vapor dos componentes individuais e da fração molar dos mesmos componentes) 1. Se um dos líquidos é a água, a destilação se processa a umatemperatura inferior a 100°C, por força da contribuição da pressão de vapor dos líquidos. É um processo de baixo custo e fácil manuseio.

Figura 2 - Equipamento utilizado na destilação de arraste de vapor.

1.1.1.1. EXTRATOR SOXHLET
Para os óleos fixos são geralmente constituídos de componentes de alto peso molecular. Os lipídios são quimicamente classificados como ésteres de alcoóis e ácidosgraxos de cadeia longa (triglicerídeos) e apresentam baixo ponto de ebulição. As gorduras e ceras possuem alto ponto de ebulição, sendo mais conveniente extraí-los em extrator Soxhlet. O sólido (triturado) é colocado em um cartucho poroso na câmara do extrator e o solvente da extração adicionado ao balão. O solvente vaporizado e condensado na câmara do extrator dissolve a gordura da amostra. Aoatingir o nível do sifão, a solução retornará ao balão (extração contínua).







Figura 3 - Extrator Soxhlet.
1.2. MENTHA
O gênero menta compreende cerca de 25 espécies diferentes de hortelãs e correlatos que pertencem à família Labiatae. Destacam-se pelo uso de chás em efeito medicinal, sendo bastante conhecidos principalmente pelo seu sabor característico e aroma refrescante. Essasplantas são perenes de crescimento rápido e fácil, com caules violáceos, ramificados; folhas opostas, serreadas e cor verde-escura; flores lilases ou azuladas dispostas em espigas terminais, frutos tipo aquênio. Dentre as mais populares destacam-se: a hortelã verde (Mentha viridis); o mentrasto (Mentha rotundifolia); a menta-do-levante (Mentha citrata); a hortelã-verde (Mentha spicata); o poejo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
  • Obtenção de terpenos – Extração do óleo de cravo – Destilação por arraste de vapor
  • Extração do óleo essencial por Arraste à Vapor
  • OBTENÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DA CANELA AMAZÔNICA E DO PAU-ROSA POR HIDRODESTILAÇÃO E ARRASTE A VAPOR
  • Destilação por arraste à vapor de óleos essenciais presentes na casca da laranja
  • DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO
  • Extração de um oleo essencial por destilação por arrastamento de vapor
  • Destilação por arraste com vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!