Obtenção de terpenos – Extração do óleo de cravo – Destilação por arraste de vapor

Páginas: 12 (2935 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina de Química Aplicada






Professora: Samira Portugal

Curso: Biomedicina

Aluno: Giovanni Henrique A. S. Tellini – 2009.2.113.121

Nº. da prática: 07

Prática realizada em:21/11/2013










Obtenção de terpenos – Extração do óleo de cravo – Destilação por arraste de vapor










Rio de Janeiro
I. Objetivos
Extrair o óleo essencial do cravo-da-índia, através da técnica de hidrodestilação.
II. Introdução
Óleos essenciais são os metabólitos secundários, responsáveis pelo aroma e sabor de espécies vegetais, que os produzem com a finalidadede garantir sua sobrevivência através da autodefesa e atração de agentes polinizadores. Os óleos são produzidos, principalmente, em células das flores, folhas, frutos, casca do tronco e sementes e estocados em organelas chamadas de tricomas, que se rompem naturalmente pela espécie vegetal. Os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias lipofílicas e apresentam as seguintescaracterísticas físico-químicas: 1) volatilidade; 2) aspecto de óleo à temperatura ambiente; 3) aroma agradável e intenso; 4) solubilidade em solventes orgânicos apolares; 5) são incolores ou ligeiramente amarelados; 6) possuem índice de refração e são opticamente ativos; 7) seus constituintes podem abranger uma ampla gama de funções químicas e na mistura apresentam-se em concentrações diferentes.
Acomposição dos óleos essenciais é definida de acordo com a planta que os produz, bem como, pela região onde são armazenados e pode variar de acordo com o ciclo de vida da espécie, métodos de colheita e plantio, condições ambientais e técnica de extração empregada. Os componentes mais comumente encontrados são terpenóides e fenilpropanóides, sendo os primeiros derivados do isopreno e os últimos formados àpartir de ácido chimínico, como pode-se observar na figura 1. As funções biológicas dos óleos essenciais dependem da sinergia entre todos os seus componentes, desde os presentes em maior abundância, até mesmo os presentes em concentrações bastante baixas.
A escolha do método a ser empregado para a extração de óleos essenciais deve levar em consideração o local de armazenamento do óleo na planta e aproposta de sua utilização. Dentre as técnicas existentes, as mais frequentemente utilizadas são:
“Enfleurage”: empregada na extração de óleos de pétalas de flores, através de sua deposição sobre uma camada de gordura, que é posteriormente, tratada com álcool, que, por sua vez é destilado à baixas temperaturas. Óleos extraídos através desta técnica, possuem alto valor comercial;
Arraste porvapor d’água, ou hidrodestilação: utilizado para extrair óleo de plantas frescas, através do arraste pelo vapor d’água, que possui menor pressão de vapor que os constituintes do óleo. Após o arraste, o óleo é separado da fase aquosa através de uma extração líquido-líquido, empregando-se um solvente orgânico apolar, como por exemplo, o diclorometano (CH2Cl2), um hidrocarboneto clorado e volátil,líquido à temperatura ambiente, amplamente utilizado como solvente, por ser um dos compostos organoclorados menos perigoso. Seu ponto de ebulição é de 39,6ºC e sua densidade 1,33g/cm3. Após a extração líquido-líquido, a mistura é seca com sulfato de sódio anidro, para garantir que não haja resquícios de água remanescentes e o óleo é isolado, através da ebulição do solvente orgânico. O sulfato de sódio(Na2SO4) anidro é um sal sólido, cristalino e branco, produzido, principalmente como subproduto na reação de Mannheim (produção de ácido clorídrico), ou de Hargreaves (produção de dióxido de enxofre). Embora a hidrodestilação seja um processo bastante clássico e de fácil reprodução em laboratório, pode ocorrer a formação de artefatos devido à utilização de temperaturas elevadas;
Extração com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO
  • Extração por Arraste a Vapor do Óleo de Cravo
  • Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
  • Relatório de destilação por arraste a vapor, extração e cromatografia de óleos essenciais do cravo- da- índia...
  • Extração do óleo essencial por Arraste à Vapor
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Extração de um oleo essencial por destilação por arrastamento de vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!