obtenção de sais a partir de metais

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química

Química Experimental



Relatório de aula prática:
Obtenção de sais a partir de metais










Recife, 14 de junho de 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química

Química Experimental




Relatório de aula prática:
Obtenção de sais a partir de metais1. Objetivo
A aula experimental teve como objetivo a obtenção de sais de ferro e cobre a partir de seus metais.

2. Introdução
Antigamente dizia-se que uma reação de oxidação era um processo no qual o oxigênio era aceito por uma substância.Já a redução era considerada um processo pelo qual o oxigênio não era aceito pelo comporto.
Hoje, sabe-se que as reações redox não ocorrem apenas com o oxigênio, mas também há transferência de elétrons. É importante ressaltar que a oxidação e redução ocorrem simultaneamente, visto que, a liberação de elétrons por uma substância é recebida por outra substância. Desta maneira, é correto afirmar quena oxidação há perda de elétrons de uma substância, e na redução, por sua vez, resulta no recebimento desses elétrons por outra substância. Assim, o número de oxidação (nox) de uma substância aumenta enquanto o da outra substância diminui. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons esofre redução é designada agente oxidante.
Neste relatório será apresentada uma técnica simples para obtenção de nitrato de cobre II e cloreto férrico a partir de metais, com o auxilio de dois ácidos concentrados.


3. Materiais e Reagentes

Materiais
- 02 provetas;
- 01 espátula;
- 02 pinças;
- 02 chapas aquecedoras;
- 02 cadinhos de porcelana;
- 02 frascos pra guardar reagentes;
-Etiquetas adesivas.

Reagentes
- HCl concentrado;
- HNO3 concentrado;
- lã de aço;
- metal de cobre.

4. Procedimento Experimental
Obtenção de cloreto férrico
Em condições seguras de análise, preparou-se 6 ml de uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) por meio de uma proveta, com auxilio de um béquer. Em seguida transferiu-se o conteúdo da proveta para um cadinho de porcelana quecontinha um fragmento de lã de ferro, de aproximadamente 0,3g.
Em seguida esperaram-se alguns minutos em repouso, a frio para visualização da reação. Passados alguns minutos, colocou-se o cadinho na chapa de aquecimento afim de que o procedimento fosse acelerado para posterior recolhimento do sal após total evaporação do solvente e manteve-se agitação constante, deixando as paredes do cadinho sempremolhadas para evitar que o oxigênio entrasse em contato com o Fe2+, oxidando-o a Fe3+.
Obtenção de Nitrato de cobre II
Em condições seguras de análise, preparou-se 6 ml de uma solução aquosa de ácido nítrico (HNO3) por meio de uma proveta, com auxilio de um béquer. Em seguida transferiu-se o conteúdo da proveta para um cadinho de porcelana que continha um fragmento de metal de cobre, deaproximadamente 0,3g.
Em seguida esperaram-se alguns minutos em repouso, a frio para visualização da reação. Passados alguns minutos, colocou-se o cadinho na chapa de aquecimento afim de que o procedimento fosse acelerado para posterior recolhimento do sal após total evaporação do solvente.




5. Resultados e Discussão

- na reação do cobre com ácido nítrico, dissolve-se rapidamente o cobre,houve também a liberação de um gás marrom de cheiro forte e irritante que é o NO 2 .
Cu + HNO3 (aq) ↔ Cu2+ (aq) + NO2 (g)
Os sais de cobre são geralmente azuis, tanto no estado sólido hidratado como em soluções aquosas diluídas. Também tem o íon espectador (não participa da reação) que é o H+
Cu + H+ + NO3 ↔ Cu2+ (aq) + NO2 (g) + H+
O sal obtido foi colocado e recipiente fechado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Obtenção de Sais a partir de metais
  • Obtenção de Sais
  • Obtenção dos metais
  • Os metais e sua obtenção
  • OBTENÇÃO DOS METAIS
  • OBTENÇÃO DOS METAIS DO GRUPO 14
  • Obtenção do iodofórmio a partir da propanona
  • Obtenção de anilina a partir do nitrobenzeno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!