Obtenção de indicadores de ph coloridos

Páginas: 26 (6345 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Objetivos
A prática objetivou estabelecer a relação entre a variação de pH e o comportamento na coloração de pigmentos presentes em extratos vegetais.

1. Introdução
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelobioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).
Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii.
Matematicamente, o"p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+:
[pic],
sendo que [pic] representa a atividade em mol dm-3.
Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol dm-3), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração, permitindo que a equação anterior seja escrito como abaixo:
[pic]
Do mesmo modo pode-sedefinir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10-14 à temperatura de 298 K (25 °C), pode-se determinar a relação entre pOH e pH. Assim, pela definição de Kw (produto iônico da água) tem-se a relação entre as duas atividades:
Kw = [H+] · [OH-]
Ao aplicar logaritmos, obtém-se a relação entre pH e pOH:
pKw = pH + pOH = 14Há várias formas de se determinar o pH de uma solução; entre elas, está a utilização de indicadores de pH.


Um indicador de pH é uma substância que apresenta cores diferentes quando são adicionados ácidos ou bases, ou seja, que mudam de cor conforme a concentração de íons hidrogênio em solução. As mudanças de cor devem-se a modificações estruturais que ocorrem nas substâncias emmeios ácidos ou básicos.
De acordo com a definição de Bronsted-Lowry para ácidos e bases, os indicadores são também compostos ácidos ou básicos. Assim, um indicador genérico HInd em solução aquosa apresenta o seguinte equilíbrio:
HInd + H2O ↔ H3O + Ind-
Com isso, o aumento ou a diminuição de espécies ácidas ou básicas no meio fará com que o equilíbrio se desloque para esquerdaou para a direita, e a cor resultante será dependente das concentrações relativas de HInd e Ind-, que são as espécies responsáveis pela coloração do meio. Assim, quanto maior for a acidez do meio, ou seja, quanto menor o pH, maior será a protonação do indicador e, conseqüentemente, maior será a concentração de HA. Já com o aumento do pH, ou seja, quanto maior a basicidade, essa forma do indicadorvai sendo desprotonada, com o conseqüente aumento da concentração de Ind -.
Existem muitos indicadores na natureza. Por exemplo, o mesmo composto é responsável pela cor vermelha das papoulas e pela cor azul das centáureas azuis: o pH da seiva é diferente nas duas plantas. A cor das hortências também depende da acidez da seiva e pode ser controlada modificando-se a acidez do solo.A cor é um dos mais importantes atributos de qualidade de um alimento, exercendo uma enorme influência em seu valor estético e servindo de base para a aceitação de uma grande variedade de produtos alimentícios por parte dos consumidores. Em produtos naturais, a maioria das substâncias responsáveis pela coloração pertence à classe dos flavonóides. Os flavonóides possuem estrutura marcada pelapresença de um esqueleto com 15 átomos de carbono na forma C6-C3-C6, e são divididos em classes dependendo do estado de oxidação do anel central de pirano. A Figura 1 apresenta a estrutura química dos principais tipos de flavonóides.
[pic]
 A classificação do tipo de flavonóide presente em um extrato de planta baseia-se inicialmente no estudo das propriedades de solubilidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores de pH
  • Indicador de Ph
  • Ph e indicadores
  • Indicador de ph
  • indicador de pH
  • Indicadores de ph
  • indicador ph
  • PH e Indicadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!