Obtenção de Etanol

Páginas: 15 (3620 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ.
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS.
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
MÓDULO: I SEMESTRE: 2013.1







PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETILICO A PARTIR DO CALDO DE CANA




















RESUMO


Neste procedimento houve a obtenção de etanol a partir dafermentação de caldo de cana com fermento biológico. A experiência foi realizada em laboratório, ocorreram duas etapas: a fermentação e a destilação. Através desse processo, havendo em seguida a purificação do etanol, podem-se produzir em indústrias diversas bebidas como a cachaça.


INTRODUÇÃO


O fermento biológico é um levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisae), a fermentação dele produz álcool(fermentação alcoólica) e, por isso, é utilizada na produção de bebidas alcoólicas. O fungo é utilizado também como fermento para fazer a massa de pão crescer, por meio da produção de gás carbônico. A cana de açúcar é uma planta, pertence a família poaceae da mesma família do milho e grão de arroz. Além de ser usada na como bebida ela é medicinal: analgésica, anti-séptica, anti-virótica entreoutras funcionalidades (LINHARES et. al, 2007 ).
No processo de fermentação alcoólica, as leveduras e outros microrganismos fermentam glicose produzindo etanol e CO2. Os monossacarídeos glicose e frutose são convertidos anaerobicamente para piruvato através da Vis Glicolítica e o piruvato é convertido em etanol CO2 através das enzimas piruvato descarboxilase e álcool desidrogenase. A piruvatodescarboxilase é produzida por leveduras de cervejaria e de panificação e outros microrganismos que realizam a fermentação alcoólica. Esta enzima não é encontrada em animais nem em bactérias lácticas que realizam a fermentação láctica. O CO2 produzido pela piruvato carboxilase da levedura é responsável pela carbonatação característica da champagne e também pelo aumento do volume de pães durante afermentação (ALVES et. al ,2005).
Na fermentação alcoólica da sacarose, este dissacarídeo é inicialmente hidrolisado pela invertase da levedura em glicose e frutose. Em condições anaeróbicas a fermentação alcoólica é favorecida. Em condições aeróbicas a levedura cresce e reproduz rapidamente utilizando a energia de carboidratos. Neste último caso, etanol não é formado porque a levedurasuprida com grande quantidade de oxigênio oxida e piruvato formando CO2 e H2O através do ciclo do ácido cítrico. Quando o oxigênio dissolvido no mosto é consumido, as leveduras mudam e metabolismo aeróbio dos carboidratos para metabolismo anaeróbico e começam a fermentar os carboidratos produzindo etanol e CO2 (ALVES et. al, 2005).
As bebidas alcoólicas podem ser obtidas de fontes naturaisde açúcares e amiláceos, como frutas, cana-de-açúcar, milho, trigo, arroz, batata, centeio, aveia, cevada e mesmo de raízes e folhas. Os processos são tão antigos quanto a humanidade e tão numerosos quanto as etnias ( AQUARONE et. al, 2001).
O mosto (liquido açucarado apto a fermentar) deverá ter certa concentração de açúcares (12º Brix a 20º Brix) e componentes nutritivos, necessários aocrescimento das leveduras. Durante o processo fermentativo, deve-se manter um pH próximo a 4,5 e a ,temperatura ao redor de 28ºC, fatores ótimos para o crescimento do Saccharomyces cerevisia (fermentação alta), que prevalece nas bebidas alcoólicas (JAIME et. al, 2008).
No início da fermentação, é comum a adição ao mosto do pé-de-cuba, que nada mais é do que um cultivo de leveduras selecionadas,que facilmente dominarão o meio por causa do fator quantidade. Cada 100 g de glucose fornecem 51,1 g de álcool etílico (etanol) ou 64,6 ml de álcool (densidade igual a 0,79). Porém, nem todo o açúcar é transformado em álcool. Uma parte é usada para a formação de células de leveduras, outra na formação de glicerina, ácido succínio e demais produtos secundários. Praticamente, considera-se que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obtenção de Etanol
  • Obtenção de etanol
  • Propriedades para obtenção do etanol
  • Obtenção de hidrogênio a partir da reação de reforma a vapor do etanol
  • Processo de obtenção do ácido acético a partir do etanol.
  • Obtenção de etanol a partir de fermentação de caldo de cana
  • Estudo da viabilidade de obtenção de etanol por mosto (fermentação alcoólica) de frutos de caqui
  • Etanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!