Obtenção de óleo composto de abacate e milho e análise físico-química do óleo (persea americana mill).

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Obtenção de óleo composto de abacate e milho e análise física e química do óleo.

1- Introdução

O abacate é uma fruta produzida pelo abacateiro, seu nome cientifico é Persea americana Mill,pertencente a família Lauraceae. Nativo do México ou da América do Sul, atualmente também é utilizado para a produção de óleos. Por ser um fruto com grande quantidade de matéria graxa, óleo de abacateapresenta-se como um óleo de cor variando do amarelo esverdeado ao avermelhado, com odor e sabor suave característico. O óleo de abacate também pode ser usado para fins alimentícios e é tãocompetitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E.

De acordo com a FAO, a produção mundial de abacate aumentou para mais do quádruplo ao longo das últimas décadas. Duranteos últimos 10 anos, o comércio total mais do que duplicou, com a América latina e as caraíbas a liderarem a produção . os EUA são o principal importador, seguidos de França, Reino Unido e PaísesBaixos. A África do Sul é o maior fornecedor da EU, com o Quênia a ocupar a quarta posição, atrás do México e de Israel( ESPORO, 2010).

Os lipídios desempenham uma grande variedades de funçõescelulares, inclusive algumas que apenas recentemente foram reconhecidas e eles são a forma de armazenamento de energia na maioria dos organismos vivos e das membranas celulares ( NELSON; COX, 2006).Os óleo vegetais representam um dos principais produtos extraídos de plantas e cerca de dois terços são usados em produtos alimentícios fazendo parte da dieta humana. Os lipídios juntamente com asproteínas e carboidratos, são fontes de energia, apresentando grande importância para a indústria, na produção de ácidos graxos, glicerina, lubrificantes, carburantes, biodisel, além de inúmerasoutras aplicações. Os óleos vegetais pode ser obtido por meio de métodos físicos e químicos sobre as sementes de oleaginosas usando-se um solvente como extrator e prensagem ( REDA; CARNEIRO, 2007)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química
  • Química Orgânica
  • caracteristicas fisico-quimicas do oleo de olive
  • Extração do óleo de abacate
  • Creme com óleo de Abacate
  • Extração do óleo de abacate
  • Acidez do óleo de milho
  • Obtenção do Óleo de Amêndoa de Pêssego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!