Obtenção da amônia e do ácido sulfúruco

877 palavras 4 páginas
1- Amônia
Introdução
A amônia (NH3) é um dos produtos químicos mais importantes para o ser humano, sendo uma das cinco substâncias produzidas em maior quantidade no mundo. Sua importância está relacionada ao seu uso direto como fertilizante e por se constituir matéria-prima para a fabricação de outros fertilizantes nitrogenados. A amônia também é utilizada na produção de explosivos de plásticos.
Em 1898, Sir William Ramsey (1852-1916) – o descobridor dos gases nobres – previu uma catástrofe para a humanidade: a escassez de fertilizantes nitrogenados para meados do século XX, o que provocaria uma redução desastrosa na produção de alimentos em todo o mundo. Na época, o nitrogênio era obtido de depósitos naturais de nitratos de sódio (NaNO3) e potássio (KNO3) ou de excrementos de aves marinhas (guanos).
A catástrofe prevista por Ramsey não ocorreu graças ao trabalho de dois alemães: o químico Fritz Haber (1868-1934) e o engenheiro William Carl Bosch (1874-1940). Eles criaram um processo no qual conseguiram sintetizar a amônia a partir de seus elementos constituintes.

Obtenção industrial da Amônia
O principal método de obtenção da amônia é o Haber-Bosch, que foi o primeiro a produzir amônia em escala industrial em 1913 na Alemanha. Os métodos Casale e Claude partem do mesmo fundamento do método Haber-Bosch variando apenas dois parâmetros: temperatura e pressão. Para a síntese da amônia o nitrogênio é obtido do ar atmosférico enquanto o hidrogênio pode ser obtido de várias fontes como gás natural, gás de síntese e petróleo.
N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
O método representado pelos fluxogramas utiliza gás de água e gás de gerador para produzir gás de síntese. O método é caracterizado por quatro etapas. Na primeira a produção de gases: gás de água e de gerador.

Figura 1
O gerador indicado como 1 na figura 1(também chamado gasógeno) é caracterizado pela distinção de 4 zonas principais onde ocorrem uma combustão, redução, desgaseificação e desidratação para a

Relacionados