Obstruçao das vias aereas por corpo estranho

Páginas: 4 (791 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS
Sempre que um objecto penetra na laringe, consoante a sua forma e tamanho, pode ficar encravado no interior ou passar para a traqueia obstruindo-a; pode igualmente penetrarna árvore brônquica. Caso o seu tamanho seja muito reduzido e com poucas arestas, é possível que chegue até algum brônquio, o que, apesar das graves consequências, não provoca a obstrução total dapassagem de ar até aos pulmões, pois pelo menos um e normalmente parte de outro permanecerão a funcionar com normalidade. Por outro lado, caso o objecto fique apenas parcialmente retido na laringe ou natraqueia, mesmo quando se sofre de uma sensação de angústia, a vítima continuará a respirar e, provavelmente, irá sofrer um ataque de tosse, um reflexo destinado a libertar os obstáculos da via aérea,apesar de por vezes não o conseguir.
Todavia, caso o corpo estranho obstrua totalmente o canal, pode impedir a chegada de ar aos pulmões e produzir uma situação de asfixia.
De início, a pessoapermanece consciente, mostrando-se ansiosa e agitada em virtude da impossibilidade de falar; posteriormente, fica pálida e com suores, o seu pulso acelera e começa a explicar o que lhe aconteceu, elevandoas mãos à garganta e gesticulando. Caso a asfixia se prolongue, a falta de oxigenação origina cianose, ou seja, a coloração azulada da pele e das mucosas, sendo particularmente perceptível nos lábiose nas extremidades, provocando finalmente a perda de consciência. A vida encontra-se em grave perigo e apenas uma intervenção urgente pode evitar a morte.
Nas mãos de um médico, a situação poderesolver-se com a extracção do corpo estranho: se este estiver localizado na primeira parte da laringe, pode ser removido simplesmente com pinças; porém, se se encontrar mais abaixo, são necessáriosinstrumentos mais complexos. No entanto, para além do profissional contar com os instrumentos necessários, o essencial é chegar a tempo. Por isso, e como a situação não admite qualquer atraso, o mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obstrução de vias aéreas por corpos estranhos
  • OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)
  • Obstrucao das vias aereas
  • Sos. obstrução das vias aéreas
  • Obstrução das vias aéreas
  • obstrução por vias aéreas
  • Obstrução das vias aéreas, afogamento e engasgamento
  • Obstrução de vias aéreas- Professora Valéria toste uff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!