Obsolesc Ncia Planejada Trabalho De Sociologia

1154 palavras 5 páginas
São Paulo,04 de Novembro de 2014 Nome : Michele Pantozzi Ribeiro 2º Semestre de Pedagogia

Profº :Bruna

Trabalho de Sociologia

OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA

Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.Existe inclusivamente a chamada obsolescência programada em que o produtor programa propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto, para consumo, de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para uma determinada data ou tempo de funcionamento para forçar o consumidor a comprar de novo.

A História da Obsolescência Planejada
Frase enfática de um gestor de negócios:“Se os indivíduos são bem trabalhados desde a infância, fica mais fácil conduzi-los como marionetes depois...”
“Não importa se o modelo ainda funciona e atende plenamente às necessidades do usuário, mas, precisamos criar na mente do consumidor o conceito de que é um modelo ultrapassado, obsoleto...”, Frase de um grande publicitário, explicando para o cliente sua ideia de abordagem para o lançamento do novo produto.
Há em nossos dias uma espécie de planejamento antecipado que determina o ciclo de vida útil de cada bem durável que adquirimos. E isso quer dizer que já saem da linha de montagem das fábricas com o dia do seu fim decretado, quando deverão ser substituídos por modelos iguais em utilidade, mas diferentes em estilo, quer dizer, aparência.
No entanto, longe do modelo anterior ter se tornado imprestável de fato, todo um condicionamento mental habilmente arquitetado se encarregará de convencer o indivíduo do contrário. Trata-se apenas da aplicação do princípio da obsolescência planejada, onde o objetivo por trás da campanha é enxertar na mente do comprador a ideia fixa de que ele precisa do novo modelo.
Talvez mesmo o grande sonho das indústrias de produção em massa, fosse um material capaz de ser

Relacionados