Observação de coscoroba em cativeiro

1265 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O estudo do comportamento animal não é apenas relevante para resolver as questões de interesse dos pesquisadores da área, mas também pelas importantes contribuições a outras áreas do conhecimento como a neurobiologia, o estudo do comportamento humano, a conservação do meio ambiente, o manejo dos recursos naturais e o bem-estar animal, entre outras (CAMPOS, 2008).
Também conhecida como Capororoca ou cisne-branco, a ave Coscoroba coscoroba (Molina, 1782) pertence a família Anatidae e a ordem dos Anseriformes. Encontra-se distribuída pela América do Sul em países como Argentina, Chile, Bolívia e Brasil (NUNES et al., 2008). Mundialmente, a Coscoroba é considerada uma das sete espécies chamadas de “cisnes”.
Anatídeos são tidos como fitófagos, contudo, estas aves também consomem pequenos insetos, moluscos e crustáceos e dependem de corpos-d'água rasos e eutróficos para se alimentarem (SICK, 1997). No entanto, a Capororoca é considerada onívora, alimentando-se de vegetais, insetos e pequenos animais, podendo forragear tanto em áreas secas quanto nas nas margens rasas de lagos e rios, onde enfias metade do corpo dentro da água.
É uma espécie monogâmica e costuma construir seu ninho muito bem protegido, podendo ser no meio de lagos rasos, distante da margem, se os pais perceberem que esta é a melhor forma de assegurar a incubação e criação segura dos filhotes. Normalmente são de 4 a 6 ovos, mas posturas de até 9 ovos podem ocorrer. No Brasil, essas aves procuram regiões do Rio Grande do Sul como ponto de concentração e reprodução (NASCIMENTO et al., 2001). A incubação dura cerca de 35 dias e está inteiramente a cargo da fêmea. O macho não participa na incubação, mas permanece por perto do ninho. Segundo Sick (1997), somente a fêmea incuba os ovos, porém tanto fêmea quanto o macho exercem cuidado parental dos filhotes jovens. Em uma situação onde os filhotes estão em perigo, um dos pais finge estar ferido, chamando a atenção do predador, enquanto o outro

Relacionados

  • ibama
    17048 palavras | 69 páginas
  • Turismo
    11878 palavras | 48 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas