Observações e reflexões sobre as interações humanas.

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo apresentar observações e reflexões sobre as interações humanas nos diversos contextos da vida cotidiana, perceber que os fenômenos da vida diária constituem as generalidades coletivas e a complexidade do mundo, bem como a diversidade das compreensões dos fenômenos cotidianos.
Relacionamos os fatos do cotidiano, como atitudes“próprias” de algumas fases do desenvolvimento, com teorias psicológicas. As observações feitas no tema Geração e Idade foram bastante produtivas. Cada membro do grupo pôde observar como é extenso esse tema, podendo se observar várias situações do cotidiano, e registrar boas análises com teorias psicológicas. Ao ver que os fenômenos do nosso dia-a-dia nos mostra como ocorreu mudanças referentes a essa novageração que surgi a cada dia.
Foi observado desde criança a adultos, desde filmes a livros, desde fenômenos comuns a todos a fenômenos exclusivos de momentos únicos. Todos com características próprias das idades das pessoas observadas. Cada fenômeno com sua particularidade, assim como as pessoas são, assim como o momento histórico que vivemos é, e como a sociedade vive hoje em dia.Segundo Erik Erikson (1998) sobre o desenvolvimento psicossocial, ele atribui a estágios de passagem durante o ciclo vital completo.
“Cada estágio envolve uma crise na personalidade - uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará tendo alguma importância durante toda a vida. Em sua obra O ciclo de vida completo, Erikson (1998)apresenta a sequência dos estágios psicossociais e identifica as crises enfrentadas em cada um dos estágios, associando a resolução satisfatória destas crises com a maturação e desenvolvimento saudável do ego concomitante ao desenvolvimento de determinada virtude ou força.” (Silva & Pinto, 2001).
Podemos relacionar os fatos do cotidiano com o desenvolvimento humano e o ciclo vital queapresenta os aspectos da natureza humana, os quais se desenvolvem e se transformam durante todas as etapas da vida, que são a infância, adolescência, vida adulta jovem, maturidade ou meia idade, e a velhice. Podemos ver assim o que Erik Erikson diz sobre esse desenvolvimento:
“A partir do convívio em grupo, são elencados os valores e os comportamentos que serão aceitos, desejados ourejeitados dentro de uma sociedade que compartilha uma mesma cultura”. O convívio em grupo leva o homem a ter um papel e uma posição enquanto ser social, porém é necessário levar em conta as diferenças culturais que existem e também as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Hábitos e crenças estão diretamente ligados ao momento histórico vivido, portanto, é inevitável afirmar que existe umatransformação das subjetividades de uma geração para a outra. ”(Erikson, 1976 p. 87)”

Para Mizukami (1986), na abordagem Humanista:
O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo. O mundo teria o papel fundamental de crias condições de expressão para a pessoa, cuja tarefa vital consiste no pleno desenvolvimento do seu potencial inerente. A ênfase é no sujeito mais uma dascondições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente. Na experiência pessoal e subjetiva o conhecimento é construído no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana. É atribuída ao sujeito papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento. “(Mizukami,1986 )”













2. REFERENCIAL TEÓRICO

Em meus relatórios pude recorrer a váriosteóricos, a fim de relacionar melhor cada caso observado. Wallon buscou compreender o psiquismo humano voltando sua atenção para a criança, que, segundo ele, é através dela que é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos.
Investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica, de uma perspectiva abrangente e global, e enfoca o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Observações e reflexões sobre o filme “O Clube do Imperador”
  • PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM: anotações e reflexões sobre aspectos sociológicos da alimentação e nutrição humanas.
  • Direito e liberdade: reflexões sobre a natureza humana no plano da jusfilosofia e da neurociência
  • EMOÇÕES E INTERAÇÕES HUMANAS
  •  DIVERSIDADE CULTURAL E INTERAÇÕES HUMANAS
  • Observações sobre o amor transferencial
  • Observações sobre atendimento ao cliente
  • Observações sobre amor transferencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!