Observação Psicologica

Páginas: 10 (2404 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Felipe Almeida de Oliveira




Observação Psicológica

















Aracaju – Se
2012
Sumário
Introdução_____________________________________________________5
1. Início da Observação Psicológica______________________________6
1.1. Diferenças entre raciocínio filosófico e científico______________6
1.2. O Conhecimento________________________________________7
1.2.1.O Conhecimento Científico_________________________7
1.2.2. O Conhecimento Empírico__________________________7
2. Importância da Linguagem___________________________________7
2.1. Linguagem Cientifica____________________________________8
3. Sistema de Observação______________________________________8
3.1. Registro da Observação__________________________________9
3.1.1. Faz-se Necessário noProcesso de Registro_____________9
4. Técnicas de Observação____________________________________10
Conclusão_____________________________________________________12












Introdução
O mundo está em desenvolvimento e as pessoas desenvolvem junto com ele. Vêm criando técnicas de observação cada vez mais exigente, alguns mais eficientes e outros nem tanto. Ao longo de todaexistência o homem vem acumulando conhecimentos desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência. O conhecimento chega a ser uma necessidade, uma capacidade inerente ao ser humano.
O uso da observação é muito importante na atividade profissional do psicólogo. Este sendo um cientista do comportamento, investiga, descreve e aplica princípios e leis docomportamento. Trabalha também com informações a respeito do comportamento e das mudanças no ambiente físico e social que se relacionam aquele comportamento.
A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do individuo com a sociedade, utilizando-se, paratanto, de estratégias psicológicas-métodos, técnicas e instrumentos.
O conhecimento é o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece naturalmente, pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de fontes, sensação, percepção, imaginação e memória.









1. Inicio da Observação Psicológica.
Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens, interrogando-see questionando a cerca de si mesmo e do outro e da natureza humana em suas diversas formas de se apresentar.
Iniciaremos voltando ao passado, mais precisamente na Era Pré-Histórica. Contudo, o homem da pré-história adquiriu conhecimento e saber a partir de sua experiência pessoal, vendo que repetindo aquela arte, esse saber podia ser reutilizado para a sua vida. Por exemplo; A descoberta dofogo. Após um raio atingir o solo e fazer acender uma chama de fogo no mato, matando e cozinhando o animal que ali estava deixando-o ainda mais saboroso. O homem agora, para sobreviver dessa nova descoberta, confrontou-se permanentemente com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só. Então eles perceberam que também podia provocar uma faísca ou uma pequena chama capaz dequeimar folhas seca, agora havia construído um novo saber: Como acender o fogo. Onde foi muito utilizado para aquecer a caverna, cozinhar a caça e afugentar as caças maiores e ferozes.
O saber agora descoberto pelo homem passa a ser objeto de inteligência humana. As gerações seguintes desenvolvem um raciocínio próprio a partir de suas novas experiências pessoal. No momento em que essas pessoascomeçaram a atentar entender os objetos e fenômenos naturais por meio da observação, as coisas começaram a mudar, pois a construção do conhecimento sobre o uso da razão, vinculado às raízes sociais é tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim e de acordo com a evolução.
1.1. Diferenças entre raciocínio filosófico e o cientifico.
A verdade filosófica é absoluta; se estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Observação clinica e Avaliação Psicológica
  • OBSERVAÇÃO PRÁTICA DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • O USO DA ENTREVISTA E DA OBSERVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
  • de observação
  • Observação
  • observação
  • Observação
  • observaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!