Observação microscópica de celulas vegetais em mitose e meiose

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1. Introdução/Objectivos
1.1. Objectivos:
. Observar as diferentes fases da mitose e da meiose; . Identificar as diferentes fases da mitose e da meiose; . Comparar a mitose com a meiose.

1.2. Introdução
O crescimento dos organismos e a renovação das suas estruturas ao longo da vida tornamse possíveis, porque as células possuem a informação que lhes permite reproduzirem-se, originando novascélulas, e diferenciarem-se, especializando-se em determinadas funções. A informação que programa todas as actividades celulares, e que é transmitida de geração em geração, encontra-se codificada no DNA contido no núcleo das células eucarióticas. O DNA é uma molécula pertencente á categoria dos ácidos nucleicos; na sua estrutura, encontra-se, em código, a informação que programa todas asactividades celulares e que é transmitida de geração em geração. No núcleo das células, o DNA encontra-se associado a proteínas(as histonas são as principais proteínas devido a conferirem estrutura e estabilidade) e a rRNA, formando estruturas filamentosas, os cromossomas. Nos seres procariontes o DNA encontra-se disperso no hialoplasma e não se encontra associado a histonas. As células crescem, aumentam oseu conteúdo e depois dividem-se. Cada célula dá origem a duas células-filhas,por seu lado, poder-se-ão tornar células mães de outra geração. O ciclo celular constitui o conjunto de alterações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento que ela se divide, originado duas células filhas. É um processo dinâmico e contínuo. O ciclo celular compreende duas fases, a interfase e a fasemitótica( onde primeiro ocorre a divisão de núcleo- mitose e de seguida ocorre a divisão do citoplasma- citocinese) que, por sua vez, se dividem em diferentes etapas. (anexo fig.1) A interfase é a fase mais longa do ciclo celular. Corresponde ao período compreendido entre o fim de uma divisão celular e o inicio da divisão seguinte. A actividade metabólica é intensa. Esta fase prepara a célula para afase seguinte. períodos: G1,S e G2. A interfase compreende três

O período G1 decorre entre o fim da mitose e o inicio da replicação do DNA. A actividade biossintética é intensa. No final desta fase as células podem prosseguir para a fase S ou entrar em fase G0. As células em G0 continuam viáveis e metabolicamente activas, mas não se dividem. No período S ocorre a replicação do DNA da célula.Cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídeos. Nas células animais, verifica-se a duplicação do centrossoma. É o período mais longo da interfase. O período G2 decorre entre o fim da replicação do DNA e o inicio da mitose. O volume da célula praticamente duplica. Continua a biossíntese de constituintes celulares, em especial aqueles envolvidos na divisão celular que se segue. Deseguida segue-se a mitose. Nesta fase verifica-se a divisão da célula terminado com a formação de duas células filhas. A divisão celular envolve a igual distribuição de material genético pelas duas células-filhas. A mitose apresenta quatro diferentes fases: Profase,Metafase, Anafase e Telofase.(anexo fig. 2)

Profase É a fase mais longa da mitose. Os cromossomas, constituídos por dois cromatídeos,condensam gradualmente e tornam-se mais curtos e espessos. Os centrossomas da célula migram para os pólos opostos e, entre eles, feixes de microtúbulos vão formar o fuso acromático. O invólucro nuclear e o nucléolo desorganizam-se.

Metafase Os cromossomas atingem o seu estado de condensação máximo e dispõem-se num plano equidistante aos pólos da célula, o plano equatorial. Estão ligados àsfibras do fuso acromático por uma região denominado centrómero.

Anafase Os dois cromatídeos de cada cormossoma separam-se pelo centrómero e migram para pólos opostos da célula. No fim desta fase, os dois novos pólos da célula têm um conjunto idêntico e completo de cromossomas.

Telofase É o estado final da mitose. Forma-se um núcleo-filho em cada pólo da célula. Reorganizamse os invólucros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitose e meiose em células vegetais.
  • observação de fases de mitose em células vegetais
  • OBSERVAÇÃO DE FASES DA MITOSE EM CÉLULAS VEGETAIS
  • Relatório- observação de fases de mitose em células vegetais
  • Relatório
  • resumo das Células (meiose e mitose)
  • OBSERVAÇÃO DA MITOSE EM CÉLULAS DE CEBOLA
  • Mitose nas células vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!