Observação escolar

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO UNIFAI

VANESSA DE OLIVEIRA PEREIRA

Estudos Complementares

Avaliação Educacional I

São Paulo 2011

VANESSA DE OLIVEIRA PEREIRA

EstudosComplementares

Avaliação Educacional I

Atividade Complementar exigida na disciplina de Avaliação Educacional I para obtenção da nota parcial do 3º semestre de 2011 no curso de Pedagogia do 2ºU Matutino V.M

ORIENTADOR: Maria Tereza Medeiros Ardito

São Paulo 2011INTRODUÇÃO

Será abordada através deste trabalho uma pesquisa de Observação em uma escola de Ensino Fundamental, da rede privada, situada na zona sul da cidade de São Paulo. Será apresentado no decorrer do trabalho, a observação de alunos e professores busca saber como trabalham na sala de aula, quais seus interesses, suas dificuldades e facilidades, sua forma de relacionar com oscolegas, com o (a) professor (a) e suas características pessoais: timidez, tranquilidade, agitação, concentração, habilidades, sua forma de pensar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A observação é instrumento da Avaliação que contribui para a análise das hipóteses, no que parece incompreensível, no que é só intuição, sendo assim, cumpre um papel relevante ao contribuir para a percepção darealidade. Ela faz notar o que não aparece com evidência e que exige saber ver, ouvir e interpretar.

Nessa perspectiva, o processo de ensino é um desafio para o professor, e também transpassa o modelo de avaliação antiga, quantitativa, valorizando o aluno como ser social e histórico. O educador deverá estar atento à investigação das questões que merecem maior investimento pedagógico e,conseqüentemente, alteração nos encaminhamentos didáticos.

A função nuclear da avaliação é ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar. (Perrenoud, 1999), determinando também quanto e em que nível os objetivos estão sendo atingidos. Para isso é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados. (Libâneo, 1994, p.204).

O valor da avaliação encontra-seno fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Cabe ao professor desafia-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. (Luckesi, 1999)

No entender de Luckesi (1999, p.43) “para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de sero instrumento da identificação de novos rumos”. Na página 44, coloca o autor “a avaliação deverá verificar a aprendizagem não só a partir dos mínimos possíveis, mas a partir dos mínimos necessários” [1]. Enfatiza também a importância dos critérios, pois a avaliação não poderá ser praticada sob dados inventados pelo professor, apesar da definição desses critérios não serem fixos e imutáveis,modificando-se de acordo com a necessidade de alunos e professores. A ação nuclear da avaliação é ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar. (Perrenoud, 1999), determinando também quanto e em que nível os objetivos estão sendo atingidos. Para isso é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados. (Libâneo, 1994, p.204).

O valor da avaliação encontra-se nofato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Cabe ao professor desafia-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. (Luckesi, 1999)

No entender de Luckesi (1999, p.43) “para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A observação da realidade escolar
  • Relatório de observação escolar
  • Roteiro para observação da unidade escolar
  • Observação e análise escolar
  • Relatório de observação em espaços escolares
  • observação de um ambiente não escolar
  • Relato de observação em ambientes educativos escolares e não escolares
  • Síntese do estágio de observação da unidade escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!