Observação de lâminas permanentes com cortes de tecidos vegetais.

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE RS
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E AMBIENTAIS

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR
Nº 10 - Observação de Lâminas Permanentes com Cortes de Tecidos Vegetais.

Alex Silva Wender
Fabiane Toniazzo
Kelli Andreiza Galvan
Márcia Henika

Setembro 2012
Frederico Westphalen
Sumário
APRESENTAÇÃO 2
1INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1 Materiais, Equipamentos e Reagentes 4
3.1.1 Materiais 4
3.1.2 Métodos 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
APÊNDICES 7
APÊNDICE A 7
APÊNDICE B 7
APÊNDICE C 8

APRESENTAÇÃO

Este relatório refere-se à aula prática de Biologia Celular, sobre a utilização de lâminas permanentes para a visualizaçãode cortes em tecidos vegetais do dia 23 de Maio de 2012, sob orientação da professora Alessandra Pellizzaro Bento.

1 INTRODUÇÃO
Como os órgãos vegetais são freqüentemente muito reduzidos, para o estudo da estrutura da planta, seja de suas partes internas como superficiais, utiliza-se uma importante ferramenta, o microscópio. Para se analisar a planta ao microscópio, é necessário o preparo delâminas temporárias, permanentes ou semi-permanentes. Em qualquer desses casos, deve-se realizar cortes extremamente finos e com a espessura o mais uniforme possível, conferindo transparência ao material. Quando se corta uma planta viva com uma lâmina e se faz o exame imediato ao microscópio, com o corte montado com água ou glicerina, lâmina e lamínula, têm-se um corte a fresco montado em lâminatemporária e sua duração é de aproximadamente um ano. As lâminas semi-permanentes são montadas, geralmente, em gelatina glicerinada ou em glicerina 50% em solução aquosa, lâmina e lamínula. Os cortes devem ser fixados, para não estragarem, e em média duram de 2 a 5 anos. As lâminas permanentes também devem ser feitas com material fixado. O processamento é bem mais complexo, e as lâminas sãomontadas em bálsamo-do-canadá ou resina similar (Permount, Enterlan) lâmina e lamínula. Para obtenção de cortes, pode-se utilizar uma lâmina ou um micrótomo. Neste último caso, obtêm-se cortes seriados bem finos e de espessura precisa. Existem 4 tipos principais de corte, de acordo com o plano em que se dá a secção, conforme ilustrado na figura 1.

A montagem de lâminas permanentes do caule daplanta, que foram utilizadas na referente prática realizada, segue os seguintes passos: Primeiramente a descoloração, em que se utiliza uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio) a 60% ou solução de peróxido de hidrogênio. Para obter uma reação mais rápida, pode-se aquecer a solução por um curto período de tempo. Decorrido o tempo da descoloração, as finas seções da madeira devem ser lavadasem água destilada. Posteriormente faz-se a coloração, os corantes têm a função de aumentar o contraste entre as diferentes estruturas celulares a fim de obter uma melhor observação da madeira a nível microscópico. Atualmente os corantes mais utilizados são a safranina e o azul de Astra, devido esses dois apresentarem maior afinidade com os principais componentes químicos da parede celular: acelulose e a lignina. O tempo de coloração é variável, dependendo da madeira, variando de minutos a horas. Decorrido o tempo de coloração, as finas seções da madeira devem ser novamente lavadas em água destilada. Após, as finas seções deverão sofrer desidratação, em seguidas passagens, em álcool etílico a 30%, 50%, 70%, 95% e 2 vezes em álcool absoluto, a cerca de 100%. O tempo de passagem deve serde no mínimo 5 minutos, a fim de promover melhor desidratação da madeira. Após a etapa de desidratação, as seções de madeira devem passar por uma solução de acetato de butila, que mantém as finas seções de madeira desidratadas e estendidas, da mesma maneira que estavam durante o processo de desidratação, além de ser um reagente compatível quimicamente com os meios de montagem mais utilizados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • observação de lamina permanente
  • Os tecidos vegetais adultos ou permanentes
  • Lâminas Permanentes
  • Lâminas Permanentes
  • Laminas Permanentes
  • Relatorio Lamina Permanente
  • Preparação de lâminas permanentes
  • tecidos vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!