Observação de gónadas masculinas e femininas

Páginas: 12 (2753 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
Ano Lectivo 2010/1011

21 de Outubro de 2010























Introdução

A reprodução é uma função característica dos seres vivos, que permite o aparecimento de novos indivíduos através da divisão celular. Esta função tem a particularidade de ser necessária para a perpetuação da espécie.



Os processos de reprodução são muito variados, agrupando-se emdois tipos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

A reprodução assexuada baseia-se na criação de novos indivíduos, a partir de um só progenitor, do qual herda todos os genes. Neste tipo de reprodução não ocorre fecundação. Verificam-se multiplicações celulares, em que o núcleo se divide por mitoses sucessivas, ou seja, as células-filhas têm no final a mesma combinação que ascélulas-mãe. Este tipo de reprodução permite uma produção rápida de descendência.

A reprodução sexuada consiste na criação de novos seres com diferentes combinações genéticas devido à junção do gâmeta masculino com o gâmeta feminino, da qual resulta uma célula diplóide (o ovo ou zigoto). Os descendentes possuem então caracteres comuns entre si e os progenitores, de acordo com a espécie a quepertencem. As diferentes características que apresentam resultam dos fenómenos de meiose e fecundação. Assim, este tipo de reprodução é um processo gerador de grande variabilidade genética.



O tipo de reprodução do Homem é a reprodução sexuada porque há uma junção entre o gâmeta masculino e o gâmeta feminino. Os seus processos reprodutivos envolvem uma anatomia e um comportamento bastantecomplexo porque ambos os aparelhos reprodutores masculino e feminino são formados por órgãos externos e internos.

❖ Os órgãos reprodutores externos do homem são:

- o pénis;

- o escroto.









❖ Os órgãos reprodutores internos masculinos são:

- às gónadas (testículos);

- as glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândulas de Cowper);

- ductos(canais deferentes e epididimo).



O pénis é o órgão muscular que deposita os espermatozóides no interior da vagina. É constituído por três cilindros de tecido esponjoso eréctil - os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. Os corpos cavernosos são formados por vasos sanguíneos que durante o acto sexual são estimulados pelo sistema nervoso recebendo uma grande quantidade de sangue. De seguidaestes corpos cavernosos dilatam-se e provocam a erecção do órgão. Esta erecção é concretizada devido ao corpo esponjoso que evita a compressão da uretra.

O pénis apresenta-se mais fino e sensível na extremidade – glande – sendo especialmente responsável pela estimulação e prazer sexual.

O prepúcio é uma dobra de pele que cobre a glande e possui uma extensa rede de nervos e uma densa rede devasos sanguíneos.

O escroto é uma prega externa que envolve os testículos e permite mantê-los fora da cavidade abdominal. Este facto é essencial para a produção de espermatozóides uma vez que para estes se formarem é necessário que a sua temperatura esteja 2ºC abaixo da temperatura normal do corpo.

Os testículos são compostos por tubos seminíferos enrolados, pela túnica albugínea que originaos septos, dividindo-os em vários lóbulos. Cada um dos lóbulos testiculares contém dois ou três tubos seminíferos enrolados, onde ocorre a produção de espermatozóides. Os tubos seminíferos convergem para a zona posterior do testículo, formando a rede testicular de onde saem 15 canais que se vão ligar ao epididimo. Os tubos são formados pelas células de Sertoli que nutrem, protegem e fornecemsuporte às células germinativas e pelo epitélio germinativo onde ocorrerá a formação dos espermatozóides.

Entre os tubos seminíferos encontram-se as células de Leydig que produzem hormonas sexuais masculinas, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.

Os epididimos são compostos por um tubo enrolado que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GONADAS MASCULINAS E GONADAS FEMININAS
  • Gonadas masculinas e femininas
  • Gónadas Femininas
  • Infertilidade masculina e feminina
  • Partes feminina e masculina
  • Diferenças entre pelve masculina e feminina
  • PRINCIPAIS CAUSAS DE INFERTILIDADE MASCULINA E FEMININA
  • Principais Diferen As Entre Os Processos Da Gametog Nese Masculina E Feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!