Observação de celulas eucariotipos

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
Relatório nº 3 18 -01-2011

Observação de células eucarióticas


Disciplina: Biologia e Geologia

Introdução
Este trabalho consiste na observação de células eucarióticas de dois organismos vivos, uma célula vegetal e uma célula animal. Só é possível de realizar esta observação através do microscópio, instrumento que permite observar objectos muitopequenos que a olho nu são impossíveis de visualizar. Existem dois modelos de microscópio, o óptico e o electrónico. O utilizamos o óptico mas precisamente o M.O.C (Microscópios Ópticos Compostos, pois a nossa escola acho que não têm, visto ser único.
Todos os seres vivos são constituídos por células. Célula eucariótica, que constitui os seres multicelulares sendo esta a que observamos. Mastambém existem as células procarióticas que apenas os seres unicelulares têm, que são mais pequenas do que as eucarióticas.
Para este trabalho utilizou se como exemplares da célula vegetal e animal, uma pequena amostra de cebola e saliva animal (da Joana) respectivamente.
 
História
Até meados do século XVII a existência de células era desconhecida. A evolução das técnicas deobservação e a colaboração e persistência de muitos investiga dores têm permitido diferenciar cada vez mais o conhecimento desta unidade de estrutura e de função dos organismos.
Robert Hooke (1637-1703), físico, astrónomo e naturalista inglês, publicou em 1665 um conjunto de desenhos relativos a observações realizadas com o auxílio de um microscópio que ele próprio construiu. Alguns anosmais tarde, o holandês Anton Van Leeuwenhoek (1632-1723) realizou também varias observações com o seu próprio microscópio.
Intrigado com a leveza e compressibilidade da cortiça, Hooke cortou com um canivete uma lâmina muito fina e observou-a ao microscópio. Encontrou então uma explicação para a leveza deste material: era constituído por milhares de pequenas cavidades cheias de ar, separadaspor tabiques. A estas cavidades deu o nome de células, ou seja, “pequenas celas”, a imagem das celas que ocupavam os monges e os prisioneiros. Da célula Hooke viu apenas as paredes celulares rígidas, sem antever a sua natureza real e a sua individualidade. A ideia de célula nasceu, pois, sem que Hooke a tenha associado à organização da vida.
Leeuwenhoek, comerciante detecidos, verificou a qualidade dos fios dos seus estofos com a ajuda de uma lupa. Pouco satisfeito com as suas observações, e sendo habilidoso, construiu pequenos “microscópios” para as melhorar. Curioso por natureza, observou (em 1677) uma grande variedade de organismos que designou por “animáculos”. O que era vivo parecia-lhe constituído por “glóbulos”, independentes ou ligados entre si. Esteobservador não tinha, todavia, qualquer ideia do que era realmente uma célula.
Hooke e Leeuwenhoek fizeram observações notáveis, tendo os seus trabalhos encorajado outros a utilizar o microscópio na observação de material biológico.
Marcello Malpighi, no seu livro Anatomia das plantas (1682), descreveu as estruturas de alguns órgãos vegetais como sendo também formadas por pequenascavidades, a que chamou “utrículos”.
A hipótese que supõe que todos os seres vivos são constituídos por células foi crescendo lenta e gradualmente, à medida que iam sendo aperfeiçoadas as lentes, que permitiram observações mais precisas da estrutura interna dos seres vivos.
Em 1838, 0 botânico alemão Matthias Schleiden propôs que todas as plantas são constituídas por células. No anoseguinte, Theodor Schvvann, um zoólogo alemão, estendeu esta generalização aos animais.
Estes investigadores propuseram as primeiras bases da teoria celular: todos os seres vivos são constituídos por células e a célula é a unidade estrutural básica da vida. Foi um dos momentos mais significativos da história da Biologia, pois ainda hoje a teoria celular é uma das grandes teorias unificadoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Observação de células
  • observaçao de celulas
  • observação de celulas
  • Observação da célula animal
  • observação de celulas animais
  • observaçao celula animal e vegetal
  • Células procariontes: Observaçao de lactobacilos
  • observação de celulas da mucosa bucal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!