OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL DE 5-7 ANOS: RACIOCÍNIO E ATENÇÃO

Páginas: 24 (5835 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Psicologia do Desenvolvimento - Infância
Curso de Psicologia
Universidade Estadual do Ceará
Julho de 2013

OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL DE 5-7 ANOS: RACIOCÍNIO E ATENÇÃO

Autores: David Dumaresq, Flora Corrêa Guimarães, Luana Batista Bessa e Rhebecca Araújo Carneiro
Profa. Orientadora: Déborah Lôbo

Palavras-chave: Cognição. Raciocínio. Concentração.Infantil. Desenvolvimento.

Resumo
O presente trabalho foi realizado a partir de observações em uma escola associada à Fundação Edson Queiroz, numa turma do 1º ano do ensino fundamental. Foram três dias de observação, contabilizando 12 horas. Foram analisadas 4 crianças de 5-7 anos de idade, sendo elas, 3 meninos e 1 menina, que provinham de realidades com pouco recurso financeiro.
Oobjetivo geral da pesquisa é observar os aspectos do desenvolvimento cognitivo infantil, especialmente o raciocínio e a atenção, baseando-se em pesquisas e estudos segundo a visão de alguns autores – como Piaget, Luria e Vygotsky.
Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados diários bem como a observação não-participativa. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, estritamente exploratório.Percebeu-se como a realidade vivida pelas crianças afeta seus comportamentos e consequente desenvolvimento cognitivo. Suas experiências e vivências do dia-a-dia refletem diretamente no âmbito escolar.
Apesar de algumas dificuldades, consegui-se observar e constatar muito do que, antes, só se conhecia por leituras.

Introdução
O presente trabalho tem o propósito de relacionar os aspectosestudados teoricamente – no decorrer da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento I: Infância, durante o 3º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará – à realidade prática, observada no contexto escolar de alunos entre 5 e 7 anos de idade, que residem nas redondezas da comunidade que existe próxima à escola em questão.
O objetivo geral da pesquisa é observar os aspectos dodesenvolvimento cognitivo infantil, mais especificamente aqueles relacionados ao racicínio e a atenção. Tal observação foi baseada em pesquisas e estudos segundo a visão de alguns autores – como Piaget, Luria e Vygotsky –, dando suporte para uma possível confirmação, refutação ou, ainda, adição de novas perspectivas às teorias dos autores citados.
Inicialmente, a possibilidade de conhecer e aprofundaros estudos relacionados ao desenvolvimento infantil e, assim, entender melhor como se dá a relação homem-meio, motivou-nos a pesquisar mais acerca dos assuntos, bem como debater determinados pontos em sala de aula – jutamente com a professora – e entre nós, alunos.
Ao ser proposta a observação no campo prático, interessou-nos a oportunidade de identificar e relacionar os aspectos estudados nateoria à prática, de modo a promover maiores conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
Além disso, foi uma oportunidade rara e enriquecedora não apenas pelo conhecimento proporcionado, mas pela prática em si, pois introduziu-nos no campo científico, de modo que nos possibilitou o desenvolvimento da capacidade investigativa e de observação, a ponto de nos fazer refletir e tirar nossas própriasconclusões.
Em relação aos aspectos observados, os estudos de Piaget apontam que o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é estimulado pela utilização de materais concretos e o conteúdo é mais bem assimilado quando está desvinculado do sentimento de inferioridade nas aulas que versam sobre essa matéria, como, por exemplo, em atividades lúdicas.
Já em relação à atenção, Luria e Vygotskya define como uma direção da consciência ou o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. O homem sofre uma variedade muito grande de estímulos advindos do meio em que se encontra, necessitando de uma seleção de estímulos para a orientação da sua conduta. Essa seleção é denominada atenção voluntária, construída ao longo do desenvolvimento do indivíduo em interação com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento infantil de uma criança de 5 anos
  • Aspectos do desenvolvimento cognitivo
  • FICHAM 5 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • desenvolvimento cognitivo infantil
  • O desenvolvimento cognitivo infantil
  • Música e desenvolvimento cognitivo infantil
  • Mediação do professor, nos desenvolvimentos da fala, motor e cognitivo de crianças de 0 a 5 anos.
  • CANTIGAS DE RODA: contribuições para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças de 3 a 5 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!