Obrigatoriedade da Escrituração Contábil

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Obrigatoriedade da Escrituração Contábil


resumo:Confira um pequeno trecho:
Os contabilistas possuem o dissabor em conviver com generalizações depreciativas existentes no mercado de trabalho, sobre anecessidade da contratação dos serviços contábeis e a sua utilidade para os empresários.
Empresários, desconhecedores dos seus direitos, assimilaram a assertiva de que os serviços contábeis resumem-seno preenchimento de guias à data aprazada pelo braço direito do fisco – os contabilistas – cuja contratação somente deve ocorrer por exigência da lei.
Esta inverdade que depõe contra os profissionaisda contabilidade é difundida e aceita, por encontrar ressonância na ação de curiosos, cuja atividade no mercado desvaloriza e desprestigia toda a classe. Esta referência restringe-se àqueledespreparado técnica e moralmente, que não detem os conhecimentos e as ferramentas técnico-científicas necessárias ao exercício da profissão com competência e responsabilidade social.
Sua limitada competêncialeva-o a promover, no mercado, concorrência desleal, pois na condição de "mero preenchedor de guias", pode propor reduzidos honorários, aceitos de pronto por empresários que desconhecem ou ignoram asconseqüências que a falta de escrituração contábil pode provocar no seu empreendimento.
Percebe-se que o grande argumento reside na distorção e no benefício de objetivos próprios do enunciado nalegislação fiscal que trata do Lucro Presumido, instituído para fins exclusivos de opção pelo regime de tributação simplificado do IRPJ e do Estatuto da Microempresa, cuja "dispensa de escrituração"também refere-se à legislação fiscal.
Com propriedade o Contador Francisco Severino de Almeida, Presidente do CRC-ES, demonstra no Jornal dos Contabilistas do CRC-ES nº 8, Dez/94, as conseqüências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obrigatoriedade da escrituração contabil
  • Obrigatoriedade da escrituração contábil
  • Resenha obrigatoriedade da escrituração contábil
  • Obrigatoriedade da escrituraçao contábil
  • Obrigatoriedade escrituração
  • Obrigatoriedade de escrituração
  • escrituraçao contabil
  • Escrituraçao contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!