Obrigacoes de dar coisa incerta e teoria do risco

Páginas: 4 (850 palavras) Publicado: 18 de março de 2011
OBRIGAÇÕES DE DAR: COISA INCERTA

1. Obrigações de dar COISA INCERTA

A obrigação de dar coisa incerta é aquela na qual o objeto é a entrega de coisa não considerada em suaindividualidade, mas no gênero (artigo 243), como é o caso do compromisso assumido pelo devedor de entregar ao credor 20 sacas de café. Pergunta-se: qual tipo de café? A princípio, não se define a suaqualidade.

1. Obrigações de dar coisa incerta

“Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade.”.

A expressão coisa incerta indica que aobrigação tem objeto incerto, mas não totalmente, já que deve ser indicada pelo gênero e pela quantidade. É, portanto, incerto, mas determinável.

Indaga-se: o que acontecerá se faltar ogênero ou a quantidade? A indeterminação será absoluta, assim, ressaltamos que a avença, com tal objeto, será impossível.

2. CONCENTRAÇÃO DA QUALIDADE

“Art. 244. Nas coisasdeterminadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação; mas não poderá dar a coisa pior, nem será obrigado a prestar a melhor”.A determinação dar-se-á pela escolha, conforme artigo 244 do Código Civil. Ocorrendo, pois, a escolha, tomando ciência o credor, acaba a incerteza da obrigação, passando a vigorar as normasrelativas às obrigações de dar coisa certa.

Pois bem, o Código, no artigo 244, estabelece um critério para o devedor proceder à concentração da qualidade da coisa a ser entrega, a saber: 1)quando nada mencionar o contrato, caberá a escolha ao devedor; 2) o devedor não poderá dar a coisa pior, nem será obrigado a prestar a melhor. Tal critério deve ser entendido no sentido de que o devedordeve escolher pela média (forma de se estabelecer um equilíbrio entre as partes). Portanto, as partes devem respeitar o critério do meio-termo (artigo 244), que significa escolha pela qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obrigações de Dar Coisa Incerta; de Fazer e de Não Fazer
  • Obrigação de dar coisa incerta
  • obrigações de dar coisa certa
  • Direito das Obrigações: Conceito; coisa certa e incerta
  • Obrigações de Dar
  • execução por quantia certa contra devedor solvente e execução de dar coisa certa, coisa incerta, fazer e não fazer
  • Execução de coisa incerta
  • Modalidades de obrigações: obrigação de dar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!