Obras sustentatveis

912 palavras 4 páginas
Energias Sustentáveis

Curso: Construção Civil

Nome: Elton Cantuário Silva
Empresa: Normatel Engenharia
Turno: Manhã
Professora:

Taipei: o prédio verde mais alto

Não satisfeito em ser um dos edifícios mais altos do planeta, com seus 509 metros de altura e 101 andares, o chinês Taipei resolveu passar por um retrofit para se tornar o maior arranha-céu ecológico do mundo. A administração do local investiu cerca de três milhões de reais em obras que deixassem o prédio mais sustentável. Entre as credenciais eco amigáveis, o edifício possui vidros especiais que filtram a luz do sol e impedem a formação de ilhas de calor no interior dos escritórios.
Também conta com um controle de qualidade interna do ar, sistema de captação de água da chuva e tratamento de reciclagem de água cinza para reutilização no banheiro e limpeza. Além disso, políticas de gestão de energia permitiram melhorar em 30% a eficiência energética e evitar emissões de carbono de 5.369 toneladas. Algumas melhorias tiveram a ver com mudanças de hábito. Por meio de atividades de educação ambiental, as cerca de mil pessoas que trabalham no prédio passaram a reciclar mais e buscar meios alternativos de transporte, como compartilhamento de carro.

Parkview Green

Um dos projetos de arquitetura mais sustentáveis da China, o Parkview Green, em Pequim, é um centro comercial, composto por escritórios e hotel boutique. Ele é atravessado bem no meio por uma via pública de pedestres. A sustentabilidade da construção em forma de pirâmide não se baseia em uma tecnologia muito complicada. Os ganhos em eficiência energética, por exemplo, são orquestrados por sistemas passivos. A estrutura dispensa uso de ar-condicionado convencional, porque o espaço interior atua como uma chaminé natural. Com seus mais de 100 metros de altura, o vão recolhe e transporta o ar quente para cima e para fora do edifício. No total, esse sistema ajuda a

Relacionados

  • Desafio Profissional Teoria Da Contabilidade II
    1995 palavras | 8 páginas