Obra de arte

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
OBRA DE ARTE

Do ponto de vista filosófico podemos falar em dois grandes momentos de teorização da arte. No primeiro inaugurado por Platão e Aristóteles, a filosofia trata as artes do ponto devista da poética; e no segundo do ponto de vista da estética.

Arte poética é nome de uma obra aristotélica sobre as artes da palavra falada e escrita, isto é, sobre a poesia e o teatro (tragédia ecomédia). A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres, ações e gestos artificiais, isto é, produzidos pelos artesãos ou artistas.

A Estética refere-se ao estudo das obras de arteenquanto criações da sensibilidade, isto é, das experiências dos cincos sentidos e dos sentimentos causados por elas. Tendo como finalidade o belo.


O JUÍZO ESTÉTICO OU JUÍZO DE GOSTO

O juízoestético fala que o verdadeiro é o que é conhecido pelo intelecto por meio de demonstrações e provas, as quais permitem, através de conceitos do entendimento e leis lógicas, inferir um particular de umuniversal (dedução) ou inferir um universal de vários particulares (indução).

O juízo de gosto tem como objeto algo singular e particular. Kant numa obra intitulada Crítica da faculdade de julgar.Nesse estudo, o filósofo começa discutindo o problema posto pelo gosto, isto é, como “cada um tem seu gosto” e “gosto não se discute”, tanto o gosto do artista é individual e incomparável como os gostodo público é individual e incomparável.

ARTE E SOCIEDADE

As artes exprimem as formações sociais em que nascem e nas quais vivem, pois a arte é socialmente determinada: Pela finalidade social dasobras, pelo lugar social ocupado pelo artista e pelas condições de recepção da obra de arte.
Arte e sociedade levaram a duas atitudes filosóficas opostas: a que afirma que a arte só é arte se forpura, e a que afirme que o valor da obra de arte decorre de seu compromisso crítico diante das circunstâncias presentes.


CAPÍTULO 4
A CULTURA DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL
CULTURA POPULAR...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obra de arte.
  • Obras de arte
  • OBRA DE ARTES
  • Obra de arte
  • Obra de arte
  • obra de arte
  • Obras de arte
  • Obras de artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!