Objetivos e práticas de um museu itinerante: entre o real e o pretendido

Páginas: 11 (2552 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
Objetivos e práticas de um museu itinerante: entre o real e o pretendido

Marcus Soares, Andréa Maia, Iby Montenegro, Isabel Gomes1 e Marcele A. P. M. Rocha
Projeto Ciência Móvel/ Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

Resumo
O “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” é um museu itinerante que consiste em um caminhão o qual transporta uma exposição interativa a região sudeste doBrasil. A partir de reuniões do Grupo de Estudos em Divulgação de Ciências e Educação Não Formal em Museus Itinerantes – GEMIt, surgiram alguns questionamentos a respeito da existência de diferentes olhares sobre os objetivos do Ciência Móvel e de como esses influenciam de diversas maneiras sua prática. Esta investigação visa rediscutir os objetivos do Ciência Móvel, a partir da análise dosobjetivos que constam no projeto original submetido ao MCT e de entrevistas feitas com coordenadores e mediadores, buscando unificar os discursos e práticas desse museu itinerante contribuindo para uma identidade mais consensual.

Introdução
Os museus de ciências fazem parte da nossa sociedade pelo menos há três séculos e sofreram mudanças em sua concepção e no seu público (VALENTE, M. E., 2003).Antes eram tidos como espaços de exposições de objetos e coleções e hoje são considerados como lugares de lazer e aprendizado (VALENTE, M. E., 2003). Estes se apresentam atualmente como fóruns especializados em realizar ações de caráter de divulgação da ciência e contribuir com a alfabetização cientifica da sociedade (CAZELLI, S. et. al., 2003). Outro aspecto importante em relação aos Museus deCiências é a possibilidade de contribuir no processo educativo de crianças e jovens, tanto no ensino fundamental e médio como na formação inicial docente, nas áreas de física, química, biologia e áreas afins (MARANDINO, 2003:73). Dessa maneira encontramos um ponto favorável para justificar o aumento da quantidade de Museus de Ciências no país e/ou sua itinerância, pois uma nova dimensão é incorporadaàs atividades desta instituição. E é nesta nova dimensão que se insere o Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos2, um projeto de popularização da ciência, de caráter itinerante, que transporta exposições e equipamentos interativos para cidades do interior da região sudeste do Brasil.
Para comunicar-se com seu público, o Ciência Móvel utiliza diferentes estratégias e linguagens. Contudo, amaioria das atividades propostas não é auto-explicativa e depende de mediadores para um melhor aproveitamento. Alguns autores defendem que os mediadores ocupam papel central na mediação (LOPES, J.T., 2006; MARANDINO et al, 2008), dado que são eles que concretizam a comunicação da instituição com o público.
Como resultado de inquietações teóricas de coordenadores e mediadores do Ciência Móvel, foicriado o Grupo de Estudos em Divulgação de Ciências e Educação Não Formal em Museus Itinerantes – GEMIt. A partir das reuniões do grupo, surgiram alguns questionamentos a respeito da existência de diferentes olhares, muitas vezes divergentes, sobre os objetivos do Ciência Móvel e de como esses olhares influenciam de diversas maneiras a prática desse museu itinerante. Entendemos ser a prática doCiência Móvel, o conjunto das atividades sugeridas pelos coordenadores, pelos documentos que lhe deram origem e pelo trabalho realizado pelos mediadores.
Nesta perspectiva, esta investigação visa rediscutir os objetivos do Ciência Móvel, a partir dos objetivos que constam no projeto original submetido ao MCT, e da concepção atual dos coordenadores e mediadores sobre quais os objetivos do mesmo.Neste contexto, indagamos quais as semelhanças e diferenças entre o que pensam estes atores a respeito do objetivo do projeto, qual a relação entre o discurso oficial e a prática e quais destes olhares atualmente norteiam de fato o trabalho.


Metodologia
Este trabalho insere-se na perspectiva qualitativa de uma pesquisa, pois os dados coletados são ricos em concepções, experiências,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Objetivos de prática
  • OBJETIVOS DO PLANO REAL TRABALHO DE ECONOMIA
  • pratica juridica real II
  • Exemplo de pratica real
  • Plano de prática real
  • Resenha parâmetros legais praticas reais
  • Argumentação: da boa teoria para a real prática.
  • Relações Reais e Práticas entre a Psicologia e a Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!