Objetivos e concepções de linguagem

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa|DOCENTE: Prof. Luís Claudio Dallier|
MÓDULO: 5.2|ALUNA: Érica de Oliveira Miranda|





ATIVIDADE AVALIATIVA N° 01











ERVÁLIA – 2012
Ensino de Língua Portuguesa: Objetivos e Concepções de Linguagem guiando a prática docente

O processo de ensino/aprendizagem de línguamaterna tem sido alvo de discussões dos especialistas em linguística que criticam o modo como a escola trata o ensino da linguagem. Tais críticas recaem principalmente ao ensino tradicional e sobre seu caráter excessivamente normativo no trabalho com a linguagem. Segundo as críticas, as nossas escolas, além de desconsiderarem a realidade multifacetada da língua, colocaram de forma desproporcional atransmissão de regras e conceitos presentes nas gramáticas tradicionais como objeto nuclear de estudo, confundindo, em consequência, ensino de língua com o ensino de gramática. Enquanto isso, aspectos relevantes de ensino da língua materna, como a leitura e produção de textos, acabaram sendo deixados de lado.
A prática docente do professor de Língua Portuguesa decorre de diversos fatores, existedois fatores que são cruciais para essa prática docente: os objetivos com o ensino de língua materna e a concepção de linguagem.
A questão dos objetivos de se ensinar Língua Portuguesa para falantes nativos desta língua, nos aponta diversas reflexões que culminam em quatro principais objetivos para o ensino língua materna.
O primeiro objetivo é desenvolver a competência comunicativa dosusuários da língua. O professor que tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa de seus alunos trabalhará de maneira a proporcionar ao estudante o contato com uma grande variedade de textos, para que tenha contato com variadas situações comunicativas e que, desta forma, aprenda a adequar a língua às diferentes situações de comunicação que pode encontrar no seu dia-a-dia. A partir dessapostura, o aluno irá gradualmente aumentando também a sua capacidade de produzir variados tipos de texto, para adequá-los às mais variadas situações comunicativas.
O segundo objetivo é a necessidade de levar o aluno a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da variedade oral, e não por isso mais importante, mas também necessária de ser aprendida, poispermite ao aluno a participação em situações comunicativas mais elaboradas, formais e escritas. Para o professor incorporar esse segundo objetivo, pois, ao aluno ter contato com uma pluralidade de textos, já estaria tendo contato, também, com a norma escrita e com a forma padrão da língua, oportunidade que o professor pode aproveitar para trabalhar os aspectos formais da variante padrão.
Oterceiro objetivo é proporcionar ao aluno ao conhecimento da instituição linguística, demonstrando como ela está constituída e como se apresenta socialmente. Este objetivo encaixa o ensino de língua na categoria de transmissão de informações culturais, que são necessárias para que o aluno tenha possibilidades de obter conhecimento de mundo, o que além de ser essencial em todas as áreas, é importantepara que o aluno aprenda a distinguir as diversas situações sociais, e saiba que comportamento linguístico empregar em cada uma delas.
O quarto objetivo engloba os três objetivos anteriores ao acrescentar que a competência linguística, atingida pelo ensino da língua materna, é um importante instrumento para todos os campos do conhecimento humano, e não apenas para o campo da linguagem, pois é pormeio dele que se dá uma infinidade de processos de aprendizagem. Sendo assim, também se torna papel do professor de língua materna possibilitar ao aluno o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento científico e do senso crítico, fazendo com que o aluno seja favorecido a aprender maneiras complexas de empregar o pensamento.
Para um professor de língua Portuguesa, além de ser importante para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Objetivos e concepções da linguagem
  • Objetivos e concepções de linguagem.
  • OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DE linguagem guiando a pratica docente
  • Ensino de Lingua Portuguesa Objetivos e concepções de Linguagem da pratica docente
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM GUIANDO A PRÁTICA DOCENTE
  • Concepções de linguagem
  • Concepções de linguagem
  • concepções de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!