OBJETIVOS MATERIAIS E INSTRU ES UTILIZADAS NO PSICODIAGN STICO CL NICO

1337 palavras 6 páginas
OBJETIVOS, MATERIAIS E INSTRUÇÕES UTILIZADAS NO PSICODIAGNÓSTICO CLÍNICO.

Desenho Livre
Entrega-se ao sujeito uma folha em branco, cujo eixo horizontal é maior que vertical, lápis preto nº 2, e borracha. Nessa folha deve desenhar o que quiser e o que vir a primeira ideia.
Deve-se registrar tudo que ele desenhar: a sequencia, o que ele apagar, gestos e comentários. Diante de qualquer pergunta responderemos: “Como quiser”.
Não é permitido colorir, quando o desenho for terminado, pede-se ao sujeito que faça associações: Fale-me do seu desenho, o que é isso?, e isto?, etc.

Figura Humana
Solicita-se uma figura humana com a instrução de Koppitz e avalia-la conforme seu sistema de escores no que se refere à maturidade e o de Goodenough-Harris no referente ao aspecto intelectual. Entrega-se uma página com eixo vertical maior que horizontal, peça para que desenhe uma pessoa de corpo inteiro¸ uma pessoa completa, não caricatura nem figura de pauzinhos.
Registra-se a sequencia, comentários e o que for apagado, etc. para a intervenção projetiva será acrescentada á investigação do nível intelectual e de maturidade.
Podemos continuar pedindo que, em outra folha, desenhe a pessoa do outro sexo, que consta também de um questionário para a coleta de material projetivo. Hoje é feito de forma mais espontânea.

Teste das Duas Pessoas
Entrega-se uma folha com eixo vertical maior, lápis e borracha e a seguinte instrução: Desenhar duas pessoas, como quiser, não fazer caricaturas nem de pauzinhos.
Registra-se a sequencia do que ele desenha e o que apaga, gestos e comentários.
Ao entregar o desenho, pede para colocar o nome e a idade em cada figura e que escreva uma história na mesma folha dizendo quem são, o que fazem ali, o que está acontecendo cm elas, se existe ou não algumas relação entre elas, etc
No final pede ao paciente que dê um titulo ao trabalho.
O objetivo do teste está de acordo com as suas três abordagens interpretativas: 1 - dois aspectos dissociado e internalizados

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas